Em menos de oito meses todo o continente estará ligado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecem entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, no Chile. Para saber detalhes de como está o andamento e preparativos para o maior evento multiesportivo das Américas, o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, se reuniu, nesta quinta-feira (09) com a diretora-executiva do Comitê Organizador do Pan de Santiago, Gianna Cunazza, e a responsável pelas Relações Internacionais do Ministério do Esporte do Chile, Andrea Navea.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“A nossa delegação brasileira vem com cerca de mil pessoas para Santiago, entre atletas e oficiais. Por isso, é necessário acompanhar de perto os preparativos para a competição mais importante do calendário esportivo deste ano. Agradeço a receptividade do Comitê Organizador, que tirou todas as nossas dúvidas, e nos colocamos à disposição para que tenhamos um grande evento”, disse Paulo Wanderley.
+ Brasil garante três medalhas no Aberto da Espanha de tênis de mesa paralímpico
+ Brasil quer sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027
+ Ana Moser anuncia mudança no Bolsa Atleta com pagamento para mulheres grávidas
+ Thiago Monteiro e Marcelo Melo eliminados em Indian Wells
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E TIK TOK
Na reunião, o Presidente do COB também comentou sobre a possibilidade dos eSports fazerem parte do Pan de Santiago, mas a diretora-executiva do Comitê Organizador disse que essa confirmação oficial será dada no seminário de chefes de missão, em abril.
“Esse assunto tem avançado, mas ainda necessita ser aprovado. Existe a possibilidade de ser um esporte de exibição, com convidados, mas precisam ser avaliadas as condições. No próximo seminário de chefes de missão, em abril, vamos transmitir a informação oficial com todos”, afirmou Gianna.
Dentro do planejado
A diretora-executiva também garantiu que todo o cronograma de obras e preparativos seguem dentro do prazo. Atualmente, são 600 pessoas trabalhando para que tudo ocorra conforme o previsto e a expectativa é que esse número aumente para 1900 durante o Pan de Santiago 2023.
“Vamos avançando a passos firmes e estamos trabalhando muito fortemente com toda a equipe de várias áreas operacionais e órgãos públicos. Estamos ansiosos para que os Jogos cheguem logo e convencidos de que tudo sairá no tempo certo e da maneira planejada”, completou.
Esta é a primeira vez que o Chile sediará uma edição dos Jogos Pan-americanos. Mais de 7.000 atletas, de 41 países das Américas, buscarão não só o título de campeão continental, mas também a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 33 modalidades.
O Pan de Santiago 2023, inclusive, terá o maior número de vagas para os Jogos Olímpicos na história. Além disso, será o evento, mundialmente, que mais distribuirá classificações para a França. Motivação a mais para os 377 atletas brasileiros que já tem o passaporte carimbado para o Chile. A expectativa é que o número total seja superior a 500.
*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)