A equipe brasileira de saltos ornamentais embarca nesta sexta-feira (17), para León, no México, para disputar o Campeonato Classificatório da modalidade para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A delegação contará com os atletas Anna Lúcia dos Santos, Diogo Silva e Rafael Max, além do treinador Ricardo Moreira, em busca das últimas vagas para o evento continental.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Dez provas fazem parte do programa dos saltos ornamentais nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023, sendo cinco por naipe. Haverá três provas individuais para homens e mulheres (1m, 3m e 10m), além de duas provas sincronizadas (3m e 10m). Cada país pode enviar um máximo de dez atletas para a competição, inscrevendo assim até dois saltadores para cada evento individual e uma dupla nas provas sincronizadas.
+ Medina, Yago Dora e Samuel Pupo avançam em Sunset Beach na WSL
+ Por que o logo de Paris-2024 é uma mulher?
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Vagas do Brasil
O Brasil já tem vaga em cada uma das seis provas individuais, sendo que tem duas cotas em dois eventos. Essas classificações foram obtidas no Mundial de Budapeste-2022 e por meio dos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022: Luana Lira (1m/3m), Ingrid Oliveira (plataforma), Anna Lúcia dos Santos (1m) e Andressa Mendes (plataforma); e Rafael Fogaça (1m/3m) e Isaac Souza (plataforma).
Assim, Anna Lúcia dos Santos vai brigar por uma vaga no trampolim 3m em León, enquanto Diogo Silva e Rafael Max lutarão pelas vagas restantes nas disputas individuais masculinas. Este torneio classificará até 24 atletas, sendo 12 homens e 12 mulheres.
Vale destacar que Anna Lúcia dos Santos representou o Brasil no último Mundial de Esportes Aquáticos. Já Diogo Silva e Rafael Max medalharam no Mundial Júnior do ano passado. Diogo levou a prata na plataforma 10m, enquanto Rafael foi bronze no trampolim 3m.
O Campeonato Classificatório de saltos ornamentais será disputado entre 24 e 26 de fevereiro, em León (MEX). Dessa forma, será a última oportunidade para os atletas brasileiros obterem vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O Pan, por sua vez, será evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)