Siga o OTD

Santiago 2023

Saiba tudo sobre os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Conheça sedes, mascote, modalidades que estreiam e brasileiros classificados para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

Estádio Nacional Santiago Jogos Pan-Americanos
Estádio Nacional do Chile será palco da abertura e encerramento do Pan (Reprodução/Getty Images)

Agora é contagem regressiva. O ano de 2023 promete grandes emoções. Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com certeza serão uma delas. Com a cerimônia de abertura marcada para 20 de outubro de 2023, o evento é a principal prévia para as olimpíadas de 2024.

Além disso, a edição Pan de Santiago baterá o recorde de vagas diretas para os Jogos de Paris em 2024. Assim, ao todo, serão distribuídos carimbos no passaporte em 33 modalidades. Sendo em 21 classificações diretas e nas outras 12 serão somados pontos para o ranking. Nenhum outro evento no Mundo distribuirá tanto.

Ao todo, são cerca de 39 modalidades esportivas. O Brasil vem embalado para essa edição depois do resultado histórico em 2019, quando só ficou atrás da delegação dos Estados Unidos no quadro geral de medalhas.

Entre as novidades para a edição de Santiago, está a estreia do skate no cronograma do Pan-Americano. Dessa forma, a modalidade que fez sucesso nas olimpíadas de Tóquio no ano passado, fará seu debute no Pan ao lado da patinação artística e patinação.

Fiu

Fiu foi apresentado em 2021 como o mascote oficial dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. O personagem é um pássaro de sete cores inspirado no Tachuris rubrigastra, ave nativa da região centro-oeste da América do Sul. Além disso, a espécie é facilmente encontrada nos pântanos chilenos. O nome faz referência ao som emitido pelo animal.

Fiu é o mascote dos Jogos Pan-Americanos e Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
Fiu é o mascote dos Jogos Pan-Americanos e Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023

A escolha foi realizada por meio de votação popular. Dessa forma, o Fiu venceu a concorrência de outros cinco personagens. Suas cores são uma homenagem à diversidade dos humanos e atletas. Assim, elas representam força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.

Sedes

Palco da abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos, o Estádio Nacional é o principal templo esportivo do Chile. O equipamento passou por uma grande reforma para receber a Copa América de futebol em 2015, no qual a seleção chilena foi campeã na final contra a Argentina.

Mais recentemente, o entorno do Estádio — que fica localizado em um Parque Esportivo de Santiago — passou por uma grande reforma para receber diversas modalidades dos Jogos Pan-Americanos. Assim, além de receber atletismo e futebol, o equipamento atenderá cerca de outras 30 modalidades.

Em um antigo terminal aéreo foi construído o Parque Bicentenario de Cerrillos. Dessa maneira, serão disputados alguns esportes coletivos como: beisebol, softbol, vôlei e vôlei de praia. Além disso, a escalada esportiva também terá um espaço dedicado.

Parque Bicentenario de Cerrillos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Onde já foi um terminal aéreo, o Parque Bicentenario de Cerrillos receberá partidas de vôlei e vôlei de praia e softbol

Explorar as paisagens se tornou uma tendência nos grandes eventos esportivos. Em algumas modalidades a céu aberto, a organização caprichou na escolha das sedes. Localizado em um dos balneários mais belos e turísticos do País, Playa El Sol em Viña del Mar sediará a disputa do triatlo. Ademais, para a maratona, ciclismo e marcha atlética as ruas e avenidas da capital,  Santiago.

Playa El Sol em Viña del Mar sediará a disputa do triatlo
Playa El Sol em Viña del Mar sediará a disputa do triatlo

Vagas garantidas

Em algumas modalidades, o Brasil já garantiu o carimbo no passaporte para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Como no caso da vela que já definiu os convocados para o Pan. Entre os nomes relacionados, estão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze. A dupla tentará conquistar a segunda medalha de ouro seguida na classe 49erFX.

Martine Grael Kahena Kunze Jogos Olímpicos de Tóquio 49er FX
Dupla Martine e Kahena comemora o bicampeonato olímpico (Jonne Roriz/COB)

A asseguração de sete vagas no tiro com arco aconteceu durante o Campeonato Pan-Americano que aconteceu em novembro deste ano. Antes disso, nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, o Brasil havia assegurado uma vaga via cota individual com Ane Marcelle dos Santos. Além dela, o medalhista do Pan e vice-campeão mundial, Marcus D’Almeida, também marcará presença entre os atletas.

Marcus após soltar flecha do arco. Ele veste uma camiseta amarela e um colete preto para apoiar o arco
Marcus após soltar flecha do arco. Ele veste uma camiseta amarela e um colete preto para apoiar o arco (Foto: World Archery)

No rugby sevens, os Tupis e as Yaras já garantiram seu lugar no Pan. As mulheres asseguraram a presença em junho deste ano, após vencerem o Sul-Americano. O time dos homens foi o último a garantir vaga. Em novembro, a seleção brasileira derrotou Costa Rica e Panamá na fase de grupos da versão masculina da competição.

Tupis 7s são bronze no Sul-Americano e vão disputar o Circuito Mundial Rugby Sevens
Tupis 7s foram bronze no Sul-Americano e vão disputar o Circuito Mundial Rugby Sevens (Foto: Divulgação Rugby Brasil) Rugby

Em outubro deste ano, durante os Jogos Sul-Americanos, a seleção brasileira conquistou a medalha de ouro por equipes. Assim, de quebra, levou a vaga para o Pan em Santiago. Meses antes, o Brasil garantiu sete vagas o Pan-Americano de Wrestling, no México. Por fim, outras modalidades seguirão o modelo de ranking ou índice para escolha dos atletas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Santiago 2023