A província de Santa Fé, na Argentina, foi escolhida pela Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana) para ser sede dos Jogos Sul-Americanos de 2026. O anúncio foi feito na Assembleia Geral da entidade, no último sábado (25). O evento ainda teve como destaque a eleição do presidente do COB, Paulo Wandeley, para a vice-presidência do Comitê Executivo da Odesur.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Esta será a 13ª edição dos Jogos Sul-Americanos, competição multiesportiva que envolve os 12 países da América do Sul mais alguns convidados. Em 2026 será a terceira vez que a Argentina receberá o evento, após ter sediado em Rosário, em 1982, e em Buenos Aires, em 2006. Desta vez, a sede será na província de Santa Fé, abrangendo as cidades de Rosário, Santa Fé e Rafaela.
+ Brasil conquista nove medalhas em eventos sub-21 de judô na Alemanha
+ Bia Ferreira bate colombiana e é bicampeã mundial de boxe
+ FIBA sorteia grupos do Mundial sub-19 de basquete feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“A Argentina tem tradição em receber importantes eventos esportivos no continente. Este formato de mais de uma cidade sediar a competição é um modelo que o Brasil já fez anteriormente, mas não é comum. Então, por todo o preparo que os argentinos têm em sua organização, acredito que vai ser um excelente evento e, claro, vamos participar”, disse Paulo Wanderley.
Boa anfitriã
Como citado pelo presidente do COB, a Argentina organizou muitos eventos multi-esportivos nos últimos anos. Rosário recebeu a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no ano passado, reunindo atletas de 14 a 18 anos, e os Jogos Sul-Americanos de Praia, em 2019. Além disso, Buenos Aires foi a sede dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018.
A última edição dos Jogos Sul-Americanos aconteceu em 2022, em Assunção, no Paraguai. O Brasil demonstrou sua hegemonia no continente e liderou o quadro de medalhas, conquistando 319 medalhas, sendo 133 ouros, 100 pratas e 86 bronzes. O país recebeu o evento uma vez em sua história, em 2002, quando Belém (PA), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) sediaram de forma conjunta.
Comitê Executivo da Odesur
Além da escolha da sede dos Jogos de 2026, um momento importante da Assembleia Geral foi a eleição do Comitê Executivo da Odesur para o período de 2023 a 2027. A chapa foi aclamada por unanimidade e conta com o Presidente do COB, Paulo Wanderley, como segundo vice-presidente. Além disso, o Presidente da organização e do Comitê Olímpico do Paraguai, Camilo Perez, segue em mais um mandato.
“Estou muito feliz com a confiança que os Comitês Olímpicos Nacionais da América do Sul depositaram em mim. O Brasil volta a ter representatividade no cenário esportivo internacional em uma das organizações mais antigas e atuantes do continente”, disse Paulo Wanderley.