Por pouco o Brasil não conseguiu sua primeira final individual no Mundial Júnior de Saltos Ornamentais que acontece nesta semana no Rio de Janeiro. Maria Faoro fez uma boa competição na preliminar do trampolim 1m feminino. Mas a atleta errou o seu sétimo salto, o que a deixou em 13º lugar, 15 pontos atrás de uma vaga na final, enquanto Débora Ciocler foi a 21ª na prova. Victor Molin também competiu nesta terça-feira (26) e ficou em 15º na plataforma masculina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Nascida nos Estados Unidos, filha de pais brasileiros, Maria Faoro decidiu competir pelo Brasil já no ano passado, com participações em outros eventos representando o Brasil. Em seu primeiro Mundial, Maria fez uma boa prova no trampolim 1m feminino – categoria A (para atletas de 16 a 18 anos). A brasileira conseguiu notas entre 6.0 e 7.5 em todos os seus saltos, com exceção da sétima rodada, onde passou da linha da vertical e teve uma entrada ruim na água, levando notas entre 4.0 e 5.0. Mesmo melhorando nos últimos dois saltos, Maria Faoro terminou em 13º lugar com um total de 336.25 pontos após os nove saltos. Ela ficou 15 pontos atrás da colombiana Gabriela Rusinque que foi a última atleta que se classificou para a final.
No trampolim de 1m o Brasil também foi representado por Débora Ciocler na categoria A. Recebendo notas na casa dos 6.0 na maioria dos seus saltos, Débora terminou com um total de 298.40 pontos, o suficiente para ficar em 21º lugar entre as 35 atletas participantes.
Victor Molin no top-15
Quem também ficou perto de uma vaga na final foi Victor Molin na plataforma – categoria B (14 e 15 anos). O jovem atleta fez uma boa prova e conseguiu notas entre 5.0 e 7.5 para todos os seus saltos. Ao final, Victor terminou com uma pontuação total de 324.40 pontos e em 15º lugar. Ele ficou apenas oito pontos atrás do húngaro Peter Szabo que foi o 12º colocado e o último atleta classificado para a final.