8 5
Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Brasil desembarca na Colômbia para a disputa do Sul-Americano

A competição acontece entre os dias 24 e 27 de setembro no Complexo Hernando Botero O’Byrne, na cidade de Cáli

Brasil leva oito atletas para o Campeonato Sul-Americano de saltos ornamentais, na Colômbia (Satiro Sodré/Saltos Brasil)
Brasil leva oito atletas para o Campeonato Sul-Americano de saltos ornamentais, na Colômbia (Divulgação/Saltos Brasil)
slug == 'toquio-2020' || $tag->slug == 'time-ajinomoto' || $tag->slug == 'time-nissan' || $tag->slug == 'time-dux-nutrition' || $tag->slug == 'toquio-2020'){ if($tag->slug == 'toquio-2020'){ array_push($array, "bv"); }else if($tag->slug == 'time-ajinomoto'){ array_push($array, "timeajinomoto"); }else if($tag->slug == 'time-nissan'){ array_push($array, "timenissan"); }else if($tag->slug == 'time-dux-nutrition'){ array_push($array, "Dux"); } } } } if($array[0]){ $rand_keys = array_rand($array, 1); }else{ array_push($array, "empty"); $rand_keys = array_rand($array, 1); } $rand_keys = array_rand($array, 1); ?>

A seleção brasileira de saltos ornamentais desembarcou na cidade de Cáli, na Colômbia, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos. As provas ocorrerão entre os dias 24 e 27 de setembro no Complexo Hernando Botero O’Byrne. Entre os oito atletas presentes na delegação do Brasil, cinco farão sua estreia na competição continental.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Estou muito feliz e animado em poder representar a seleção brasileira. Será meu primeiro Sul-americano adulto e tenho a expectativa de voltar com medalha. Ao mesmo tempo, não quero apressar os passos. Espero primeiro fazer uma boa prova, saltando do jeito que venho treinando e me dedicando todos os dias”, afirmou João Margiotto, que está inscrito na prova da plataforma 10m individual e sincronizado. Caio Dalmaso, Heloá Camelo, Rafael Borges e Rafael Max são os outros brasileiros estreantes em Cáli.

A delegação ainda conta com Anna Lúcia dos Santos, Luana Lira e Luís Felipe Moura, que disputaram a última edição do Sul-Americano, em 2021, na cidade de Buenos Aires-ARG. Luana, inclusive, é a saltadora mais experiente do Brasil no evento, com 28 anos, enquanto Caio e Heloá são os caçulas da equipe com 18.

Convocação questionada

A convocação do Brasil para o torneio gerou algumas discordâncias dentro da modalidade. Após divulgada nas redes sociais, as atletas olímpicas Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso questionaram os critérios adotados pela Saltos Brasil. Em conversa com o Olimpíada Todo Dia, a federação esclareceu os critérios usados e falou os motivos para a ausência de Giovanna na convocação.

Além dos oito saltadores, a delegação brasileira conta também com os treinadores Edson Fernando Luz e Gabriel Serra, o massoterapeuta Gutemberg Martins e o chefe de equipe Hugo Parisi. Além disso, Violeta Reis e Pollyana Lacerda serão as árbitras do país na competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Confira a lista de atletas brasileiros inscritos no torneio

Feminino

Trampolim 1m: Heloá Camelo e Luana Lira
Trampolim 3m: Anna Lúcia dos Santos e Luana Lira
Plataforma 10m: Heloá Camelo
Trampolim 3m sincronizado: Anna Lúcia dos Santos/Luana Lira

Masculino

Trampolim 1m: Luís Felipe Moura e Rafael Borges
Trampolim 3m: Luís Felipe Moura e Rafael Max
Plataforma 10m: Caio Dalmaso e João Margiotto
Trampolim 3m sincronizado: Luís Felipe Moura/Rafael Borges
Plataforma 10m sincronizado: Caio Dalmaso/João Margiotto

Provas mistas

Trampolim 3m sincronizado: Anna Lúcia dos Santos/Rafael Max
Plataforma 10m sincronizado: Heloá Camelo/Caio Dalmaso

*Com informações do Saltos Brasil

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Saltos Ornamentais