Agora é oficial! Ingrid Oliveira e Isaac Souza vão representar o Brasil nos saltos ornamentais dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nesta quarta-feira (22), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil) oficializaram a convocação dos atletas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Ingrid e Isaac garantiram o Brasil nos Jogos logo na primeira seletiva olímpica, fizeram um ciclo com resultados consistentes e nada mais justo que sejam os nossos representantes em Paris. Eles estão preparados para alcançarem grandes resultados”, afirmou o diretor-executivo da Saltos Brasil, Hugo Parisi.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
Isaac Souza e Ingrid Oliveira conquistaram as vagas para o país durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka no ano passado. Ambos os saltadores avançaram à final da plataforma 10m e asseguraram as cotas destinadas às nações que terminassem as provas individuais nas 12 primeiras colocações.
Expectativa
Em Paris, os saltadores estarão acompanhados pelo treinador Alexander Ferrer, que será o Chefe de equipe da modalidade. Recentemente, o trio esteve na cidade-sede dos Jogos Olímpicos para o evento-teste dos saltos ornamentais. Lá, puderam conhecer a estrutura do Centro Aquático Olímpico, em Saint-Denis, a menos de 3km da Vila Olímpica.
“Estar classificado para Paris-2024 é uma alegria imensa, ao mesmo tempo que ficamos um pouco ansiosos por saber que os Jogos estão se aproximando. O Centro Aquático está muito bonito e tem uma ótima estrutura, de altíssimo nível”, contou Isaac, que é treinado por Ferrer desde seu início na modalidade, há 13 anos.
“Quando comecei nos saltos, nunca imaginei que poderia disputar três edições de Jogos Olímpicos. Tenho certeza que Paris-2024 será muito especial, com a volta do público às arenas, transmitindo aquela energia que todo atleta precisa”, disse Ingrid. Ele deve se tornar a segunda saltadora brasileira com mais participações olímpicas, atrás somente de Juliana Veloso (cinco).
Preparação para os Jogos
Neste momento, a dupla se prepara para os Jogos no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. No entanto, os saltadores têm viagem programada para a Polônia, entre os dias 15 e 30 de junho, quando realizam o segundo training camp da temporada (o primeiro foi em Toronto, no mês de abril).
A estreia de Ingrid Oliveira em Paris 2024 está marcada para 5 de agosto, quando ocorrem as eliminatórias da plataforma 10m. Já Isaac Souza abre sua participação em 9 de agosto, na versão masculina da prova.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)