A seleção brasileira de saltos ornamentais foi a primeira a entrar no prédio do Brasil na Vila dos Atletas dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Os atletas e equipe técnica da modalidade chegaram à capital chilena na noite de domingo (15) e já na manhã dessa segunda-feira (16) se instalaram na Vila.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
“Foi incrível a chegada na Vila. Tivemos uma reunião de boas-vindas com a equipe do COB, recebemos todas as informações. Fomos os primeiros de toda a delegação brasileira a chegar, então já conhecemos os quartos, começamos a provar os uniformes. É pouco tempo ainda, mas estamos adorando e agora é iniciar os treinos”, disse Rafael Fogaça, 19 anos, que está participando pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos.
+ OTD cruza a Cordilheira dos Andes e chega a Santiago para o Pan
+ Veja como estão as instalações do Parque do Estádio Nacional de Santiago
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Preparação
Além de Fogaça, a equipe brasileira é composta por outros oito saltadores. São eles: Anna Lúcia dos Santos, Diogo Silva, Giovanna Pedroso, Ingrid Oliveira, Isaac Souza, Luana Lira, Rafael Max e Rebeca Santana. O grupo realizou dois camps de treinamento antes da viagem: um em Brasília e outro no Rio de Janeiro. Agora já em Santiago, o time deve ainda nesta segunda fazer seu primeiro treino no Centro Aquático que receberá as provas dos saltos ornamentais a partir do dia 20 de outubro.
Na história dos Jogos Pan-americanos, o Brasil possui oito medalhas nos saltos ornamentais: quatro pratas e quatro bronzes. Em caso de um ouro inédito nas provas individuais do trampolim de 3m e da plataforma de 10m, o Brasil poderá então confirmar mais vagas na modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Contudo, a situação não se aplica a Ingrid Oliveira e Isaac Souza que já se classificaram para a Olimpíada através do Campeonato Mundial deste ano.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos