A Federação Internacional de Natação (FINA) informou à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e à Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais que voltou atrás em sua decisão e que os 18 melhores classificados da Copa do Mundo realizada no Japão estão classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com isso, Isaac Souza e Luana Lira retornam à Seleção Olímpica de Saltos Ornamentais e vão disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio.
A Seleção Olímpica de Saltos Ornamentais também conta com os atletas Kawan Pereira e Ingrid Oliveira, que foram finalistas da Copa do Mundo realizada em maio.
-Rebeca Andrade é ouro nas assimétricas e Lorena, bronze; Zanetti é prata nas argolas
O caso
Por conta do número de vagas para os Saltos Ornamentais nos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Natação decidiu, em maio, mudar o sistema de classificação para Tóquio 2020, levando apenas os 12 finalistas da última Copa do Mundo, além dos já classificados em outras seletivas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
A mudança afetava diretamente a classificação dos brasileiros Luana Lira e Isaac Souza que foram semifinalistas (entre os 18 melhores) da Copa do Mundo realizada em Tóquio. A Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, juntamente com a CBDA e o Comitê Olímpico do Brasil, reivindicaram que o regulamento fosse mantido.