O Brasil garimpou dez medalhas nas provas de maratonas aquáticas e saltos ornamentais desta quarta-feira (3), segundo dia do Sulamericano Juvenil de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado no Chile. A competição segue até o dia 14 de abril.
Nas maratonas aquáticas foram duas pratas e dois bronzes no masculino e no feminino para 16 e 17 anos. Lucca Bastos e Cibelle Jungblut chegaram em segundo e Ricardo Castro e Ana Vianna em terceiro em suas respectivas provas. Os ouros foram para o equatoriano Matías Cordero e para a colombiana Luisa López.
Nos saltos ornamentais as brasileiras Rebecca Nascimento e Ana Lucia Santos foram ao pódio com ouro e bronze no trampolim de um metro. Em segundo lugar ficou a colombiana Steffanie Madrigal. No masculino, o resultado se repetiu, mas com Kawan Figueredo vencendo e Luis Felipe Moura ficando com o bronze. A prata foi para o colombiano Luis Felipe Uribe.
No trampolim de três metros masculino, Rafael Forgasa ficou com o bronze. O ouro foi para o venezuelano Jesús González e a prata para o colombiano Juan Ramírez. No feminino, Catherine Cavalcanti também conquistou uma prata. O ouro e o bronze foram para a Venezuela, com Davgely Mendoza, a campeã, e Fabiana Guacimucaro.
No primeiro dia, nesta terça-feira (2), as modalidades já haviam dados as primeiras medalhas para o Brasil na competição.