Mais do que a disputa por medalhas e por vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2019, o Campeonato Sul-Americano do Peru, que começa no dia 31 de outubro e vai até o dia 11 de novembro, tem sabor especial para um atleta da seleção brasileira de Saltos Ornamentais. Luiz Outerelo, que estava fora da Seleção desde 2016, volta a representar o Brasil em uma competição internacional em Trujillo.
Luiz sofreu uma lesão chamada síndrome do piriforme no início de 2017 e ficou nove meses em recuperação. Voltou a competir em alto nível no Troféu Brasil de 2018 e, na seletiva para o Campeonato Sul-Americano, garantiu uma vaga na Seleção pela prova de trampolim. No Peru, porém, ele saltará mais provas.
“Estou muito ansioso para esse Sul-Americano, que vai oficializar a minha volta à seleção brasileira, após nove meses de recuperação. Essa volta torna a competição ainda mais especial para mim”, disse.
No Peru, Luiz competirá em quatro provas. Para Luiz, essa é a chance de sair de Lima com um recorde pessoal.
“Desta vez, vou competir o maior número de provas em um campeonato internacional. Serão quatro provas e o que me dá a chance de sair com quatro medalhas. Seria um recorde pessoal. No meu primeiro Sul-Americano, em 2012, saí com um ouro e um bronze. Em 2014, tive uma medalha de bronze”, falou.
De acordo com Luiz, a competição terá um nível técnico altíssimo e será um grande teste para a delegação brasileira. Ele aponta os colombianos e venezuelanos como principais adversários no Sul-Americano.
“O Sul-Americano de Saltos Ornamentais tem alguns países com bons atletas no cenário mundial como os colombianos e os venezuelanos, portanto não será um campeonato fácil. O Brasil, porém, sempre entra na provas com chance de medalha de ouro e acredito que com essa Seleção não será diferente”, finalizou.
Os Saltos Ornamentais serão disputados entre os dias 5 e 11 de novembro, em Lima.
Veja a convocação da seleção brasileira:
Atletas convocados:
Danielle Robles Anticona Rodrigues – FFC/RJ
Ian Carlos Gonçalves de Matos – FFC/RJ
Ingrid de Oliveira – FFC/RJ
Isaac Nascimento de Souza Filho – IPB/DF
Luiz Felipe AgostinOuterelo – FFC/RJ
Tammy Galera Takagi – CBDA
Andressa Bonfim de Lima Mendes – IPB
Luís Felipe Bonfim dos Santos Moura – IPB
Comissão técnica:
Técnico: Andreia da Silva Boehme
Técnico: Alexander Ferrer
Árbitro: Beatriz dos Santos Menezes Neta
Árbitro: Lorena Alcoforado Lacerda Pereira
Chefe de Delegação: Eduardo Falcão