O Farrapos, de Bento Gonçalves (RS), entre os homens, e o Cuiabá (MT), no feminino, são os campeões do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens de 2024. A competição aconteceu nesse fim de semana no SPAC, em São Paulo (SP), e consagrou os dois clubes, com a equipe masculina conquistando o bicampeonato. O evento contou com a participação de 18 times masculinos e nove femininos, contemplando nove estados diferentes e cinco regiões do país.
- Bindilatti e Martins ficam em quarto lugar em Park City
- XV de Jaú x São Paulo – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
- Brasil perde primeiro amistoso contra a Alemanha
- CT Paralímpico será sede do Mundial sub-23 de basquete em CR
- Santo André x Corinthians – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
Bicampeão
A disputa pelo título do Brasileiro de Rugby Sevens entre os homens aconteceu entre Farrapos e o Poli, clube de São Paulo, com o time de Bento Gonçalves ganhando na prorrogação, por 17 a 12. A grito de campeão só saiu após empate em 12 a 12 no tempo normal. O Jacareí terminou com a medalha de bronze superando o Pasteur na disputa pelo terceiro lugar, com triunfo de 17 a 5.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A grande final do Brasileiro de Rugby Sevens foi de tirar o fôlego e o Farrapos sagrou-se campeão com Duda e Pardal marcando os primeiros tries do jogo para os gaúchos. No entanto, a Poli buscou o empate com tries de Luiz e Ariel. Na prorrogação, entretanto, a equipe de Bento Gonçalves mostrou força e o capitão Civardi marcou try vencedor sendo decisivo mais uma vez.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
“Jogar pelo Farrapos é algo diferente. Jogar com esses caras e defender essa camiseta é sensacional, independente do resultado. A cidade nos apoia, a comunidade abraça, o apoio da família motiva. É um enorme prazer defender o clube e esse título significa demais”, comentou Guilherme Coghetto, atleta do Farrapos que se aposentou da seleção brasileira em 2023.
Título inédito no feminino
Entre as mulheres, o Brasileiro de Rugby Sevens teve uma final inédita entre dois clubes de Cuiabá: o Melina, campeão de 2023, e o Cuiabá, garantindo a hegemonia do Mato Grosso na categoria. E a equipe do Cuiabá falou mais alto sobre seu time irmão e foi campeão ela primeira vez em sua história. O pódio foi completado pelas Leoas de Paraisópolis, de São Paulo. A equipe medalhista de bronze derrotou o São José na prorrogação por 17 a 12.
“Estamos muito felizes e honradas de defender o Cuiabá, o Mato Grosso e o Centro-Oeste. Vestir agora a camisa do Cuiabá emociona e fizemos história levando o time à primeira divisão brasileira e sendo campeãs”, comentou Aníbel, atleta venezuelana do Cuiabá. O Cuiabá triunfou no sábado no Grupo A contra Leoas de Paraisópolis (SP), Desterro (SC) e Maringá (PR), em disputas que valiam promoção à 1ª divisão do Super Sevens de 2025.
A promoção do Cuiabá significa que a capital matogrossense se juntará a São Paulo. As duas são as únicas duas cidades com dois clubes na primeira divisão feminina nacional. Do outro lado, o Melina, campeão do Super Sevens 2024 e do Brasil Sevens 2023, ficou no topo do Grupo B. O Melina deixou para trás São José (SP), SPAC (SP), Cougars (SP) e Belém (PA). A competição ocorreu no São Paulo Athletic Club, o clube mais antigo do país na modalidade, recebendo o Brasil Sevens.