A seleção brasileira feminina de rugby sevens encara, a partir de sexta-feira (1), a quinta etapa da temporada 2023-24 do Circuito Mundial da modalidade. No momento, as Yaras ocupam a nona colocação geral, apenas seis pontos abaixo da Grã-Bretanha, atual oitava colocada. Assim, caso finalizem entre as oito melhores equipes do mundo, o Brasil garantirá a permanência na elite por mais uma temporada.
No último final de semana, as Yaras disputaram a etapa de Vancouver, no Canadá, e conseguiram um feito notável: derrotaram a Irlanda, campeã do terceiro evento na Austrália, pelo placar de 24 a 7. Além disso, elas ainda venceram a África do Sul por 17 a 12 e alcançaram a fase de quartas de final, terminando a competição em oitavo lugar.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Confrontos na etapa de Los Angeles
Já na etapa de Los Angeles do Circuito Mundial, a seleção brasileira terá pela frente a África do Sul mais uma vez, além da Nova Zelândia, que foi a campeã em Vancouver e derrotou o Brasil por 40 a 7. Ambos os confrontos acontecerão no próximo sábado (2). Porém, a estreia brasileira será já na noite de sexta, contra Fiji, que completa o grupo A.
“Aprendemos muito nas derrotas das últimas etapas e pudemos mostrar nossa evolução. As vitórias em Vancouver são resultado do que estamos construindo todos os dias, mas temos muito a melhorar e precisamos seguir com esse processo de evolução”, comentou o inglês Will Broderick, treinador da seleção brasileira feminina.
“A vitória contra a Irlanda é uma que almejávamos há muito tempo. Trabalhamos muitos e as estudamos. O resultado veio, porque conseguimos aplicar nosso plano de jogo. É o nosso caminho em Los Angeles para seguirmos evoluindo e conquistando resultados”, comentou Thalia Costa, artilheira do Brasil na temporada. Por fim, todas as partidas ocorrerão no estádio que receberá o rugby sevens nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028: o Dignity Health Sports Park, casa do Los Angeles Galaxy, equipe de futebol masculino.
*Com informações do Brasil Rugby