O Brasil montou pela primeira vez na história uma seleção feminina de rúgbi em cadeira de rodas. Ela vai disputar a Women’s Cup 2024, evento com a participação de equipes formadas exclusivamente por mulheres. A competição, marcado para os dias 5 e 6 de dezembro em Paris, na França. O torneio é referência para a modalidade e tem como objetivo a promoção do naipe feminino na modalidade. A edição deste ano será a quarta, as outras foram em 2015, 2017 e 2023.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A seleção brasileira feminina de rúgbi em cadeira de rodas tem oito atletas sob o comando a técnica Beatriz Lucena. “Ser escolhida pela ABRC para liderar essa seleção é, para mim, muito mais do que uma honra. É um compromisso com o fortalecimento da modalidade e com a ampliação da participação feminina no paradesporto. Estamos abrindo novos caminhos para o rúgbi em cadeira de rodas e, acima de tudo, abrindo caminhos para as futuras gerações de atletas mulheres”, comentou Beatriz. “É uma honra e um privilégio testemunhar e contribuir para o avanço das mulheres no rugby em cadeira de rodas. Sinto uma imensa alegria em estar diretamente envolvida nesse marco histórico”.
Desbravadoras
Além de Beatriz, toda a comissão técnica também será formada exclusivamente por mulheres. As atletas são Ruth Borges, Valéria Schmidt, Hawanna Cruz Ribeiro, Kamila Reis Lisboa, Luana Karolaine Ferreira Cavalcanti, Marcia Moreira Vinhale, Jeny Carolina Barraza Jara, Cleonete Santos Reis e Mariana do Nascimento Costa. Andrea Jacusiel Miranda é a médica; Edilene Maria do Nascimento, a enfermeira, e a fisioterapeuta é Luísa Cançado Cavalieri.
A missão é chefiada por Thelma Amaro Vidales. “A seleção feminina de rúgbi em cadeira de rodas é uma realidade. Após 16 anos da modalidade no Brasil, partiremos com a primeira delegação totalmente feminina rumo à Paris, para o Women’s Cup 2024. Vamos viajar com duas grandes missões: a de representar o país e de se juntar nesse movimento internacional para promover o rúgbi feminino”, declarou Thelma Vidales. A delegação leva, ainda, uma jogadora convidada, a chilena Jeny Carolina Barraza Jara. A iniciativa tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento no continente.
Oito equipes
A Women’s Cup 2024 contará com a participação de oito equipes, incluindo as seleções de Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Espanha e Brasil, e também outras três equipes combinadas com atletas de diferentes países, como Austrália, Japão, Coreia do Sul, Irlanda, Canadá, Suíça, Áustria, Itália e Nova Zelândia. Todos os jogos serão no Halle Georges Carpentier. Na fase de grupos os confrontos terão quatro períodos de seis minutos. Já na fase final serão quatro períodos de oito minutos cada. Os confrontos terão transmissão por meio do canal na Wheelchair Rugby France no Youtube.
- Warriors sofre, mas arranca vitória sobre Wizards pela NBA
- Bia Haddad avança às oitavas nas duplas do Australian Open
- CBTKD anuncia nova gestão para o ciclo olímpico de LA 2028
- Criciúma elimina Ferroviária e faz história na Copinha
- Ryan Francisco brilha e São Paulo vence Cruzeiro na Copinha
“Este campeonato é um marco histórico não só para o rúgbi em cadeira de rodas não só brasileiro, mas Mundial, no caminho de fortalecer a participação feminina na modalidade. O Brasil está muito feliz com todo o apoio que conseguiu com a CAP SAAA Paris e em especial pelo apoio da Secretaria Nacional de Paradesporto. Tenho certeza de que essa equipe vai representar muito bem o Brasil e fazer história dentro e fora de quadra”, declarou José Higino, presidente da ABRC.