Neste domingo (6), a Seleção Brasileira Masculina de rúgbi XV visitou a seleção do Chile pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2027. A equipe chilena acabou vencendo por 36 a 10, mas os Tupis já estavam garantidos nas semifinais da competição. O oponente será o próprio Chile.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
A primeira fase da zona sul-americana das eliminatórias para a Copa do Mundo de rúgbi de 2027 se encerrou neste domingo com o Chile superando o Brasil, no Estádio de La Pintana, em Santiago. A partida colocava frente a frente duas equipes já classificadas para as semifinais que serão jogadas em 2025 e, com a vitória por 36 a 10, os Cóndores chilenos deverão decidir em casa a melhor de duas partidas no ano que vem.
A PARTIDA
O jogo foi tenso do início ao fim, mostrando que a rivalidade entre as duas seleções só cresceu nos últimos anos. O jogo teve quatro cartões amarelos, três para o Brasil e um para o Chile, e um cartão vermelho do lado brasileiro.
O primeiro tempo foi parelho, com os Tupis mostrando forte defesa. O Chile criou espaço para o primeiro try com Nicolás Garafulic, aos 24 minutos, mas o Brasil respondeu antes da pausa com penal certeiro de Zé Tranquez. No entanto, o primeiro tempo se encerrou preocupante para os brasileiros, com Endy recebendo amarelo e Sigren cravando o segundo try dos chilenos.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Atrás por 12 a 3 no início do segundo tempo, o Brasil precisava dar a resposta, mas quem teve um reinício melhor foi o Chile, que marcou seu terceiro try novamente com Sigren. Videla ainda chutou penal para os Cóndores e o Brasil não conseguiu mais reagir. Com os ânimos exaltados, uma briga prejudicou a reação brasileira, com os Tupis sendo reduzidos a 13 jogadores por amarelos a Latrell e João Lucas, enquanto Eissmann recebeu amarelo do lado dos anfitriões.
Para piorar, Ariel recebeu cartão vermelho, com os Tupis chegando a ficar com 12 em campo momentaneamente. Os Cóndores não perdoaram e fizeram mais dois tries, com Dittus e Tchimino. No fim, Paganini marcou o try de honra brasileiro, deixando o placar final em 36 a 10.
IDA AO MUNDIAL
Na outra semifinal duelarão Uruguai e o vencedor do duelo entre Paraguai e Colômbia, que ocorrerá no próximo dia 12. O campeão da América do Sul garantirá vaga na Copa do Mundo, que será realizada na Austrália. Quem for vice-campeão, enfrentará o quarto colocado da zona do Pacífico por outra vaga na Copa do Mundo (Samoa, Tonga, Estados Unidos e Canadá). Por fim, quem perder irá à Repescagem Mundial, que valerá a última vaga na Copa do Mundo de rúgbi.
*Texto adaptado da Confederação Brasileira de Rugby
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY