Tem nome novo no comando das Yaras, como é conhecida a seleção brasileira feminina de rugby sevens. Nesta sexta-feira (4), Crystal Kaua foi anunciada como a nova head coach da equipe. Assim, o Brasil terá pela primeira vez uma mulher na função em uma das seleções nacionais da modalidade. A estreia da neozelandesa será no Campeonato Sul-Americano no final deste mês.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Crystal Kaua tem 40 anos e assume o lugar de do britânico Will Broderick, se tornando a primeira mulher na história a treinar as Yaras. A neozelandesa iniciou sua carreira de treinadora no Mie Pearls, um clube do Japão, e em 2021 fez parte da comissão técnica da Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde as Black Ferns ganharam a medalha de ouro. Nos últimos quatro anos, Kaua foi técnica do Chiefs Manawa, onde se sagrou vice-campeã nacional na última temporada do Super Rugby Aupiki, a grande liga neozelandesa.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
“Estou empolgada e honrada por assumir essa posição nas Yaras e contribuir com o rugby brasileiro. É um desafio ímpar e uma grande oportunidade de construir estruturas sólidas para a equipe. Vejo um potencial incrível nas atletas: elas têm coração, vigor físico e vontade de se testarem até o limite. É um grupo que busca novos desafios e quer mostrar um jogo cada vez mais veloz, imprevisível e aberto. Tenho o objetivo de ajudar a abrir portas e darmos um passo adiante, sendo ainda mais competitivas contra as melhores seleções do mundo”, diz a nova treinadora.
Primeira mulher no comando das Yaras
Crystal Kaua integra também o programa de desenvolvimento de treinadoras para o alto rendimento promovido pela World Rugby, sob a mentoria de um dos principais nomes da modalidade: o compatriota Wayne Smith, ex-comandante dos All Blacks, seleção masculina da Nova Zelândia. Com a chegada da técnica, o Brasil é o segundo time da elite do rugby sevens feminino a ter uma treinadora no comando, ao lado dos Estados Unidos.
“Ser uma das primeiras mulheres a dar esse passo e assumir uma equipe do Circuito Mundial tem um significado imenso. É uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Espero inspirar as atletas e todas as mulheres que desejam seguir carreira no rugby. Juntas, representaremos o Brasil com muito orgulho no cenário internacional”, afirma.
A estreia de Crystal Kaua no comando das Yaras será no Campeonato Sul-Americano que acontece entre os dias 26 e 27 de outubro no Peru. Maior campeão continental, o Brasil vai em busca do seu 22º título na competição. Em seguida, as Yaras devem dirigir o seu foco para o Circuito Mundial de Rugby Sevens. A primeira etapa será em novembro nos Emirados Árabes Unidos.