Após as Yaras conquistarem vaga inédita na Copa do Mundo de Rugby Feminino, agora é a vez dos Tupis iniciarem a luta pela classificação para o Mundial. A competição ocorre na Austrália, em 2027. A seleção brasileira masculina abre sua participação nas Eliminatórias Sul-americanas neste domingo (18), às 15h30, contra o Paraguai. A partida vai acontecer na casa do Nacional, o estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, com entrada gratuita.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“O caminho até a Copa do Mundo será muito difícil e estamos trabalhando para fazermos o melhor. Fizemos um trabalho muito forte na parte física e também nos treinamentos de campo para evoluirmos técnica e taticamente”, disse o treinador da seleção brasileira, Emiliano Caffera.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
A primeira fase das eliminatórias reúne ainda o Chile, adversário do Brasil no dia 5 de outubro. Após os Tupis visitarem os chilenos, os dois primeiros colocados do grupo avançam à segunda fase, em 2025, juntando-se ao Uruguai. O último colocado desse triangular vai para a repescagem contra o campeão de um quadrangular que reúne Colômbia, Costa Rica, Peru e Venezuela. O vencedor da repescagem também avança à próxima fase.
Mais chances
O campeão das eliminatórias sul-americanas tem classificação assegurada para a Copa do Mundo Rugby, enquanto o vice-campeão vai disputar mais uma repescagem. Nesse torneio, ele enfrenta o quarto colocado da zona do Pacífico com seleções de Oceania e América do Norte.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além disso, o terceiro colocado ainda conta com uma última chance de classificação na repescagem mundial, disputada em formato de quadrangular com o perdedor do duelo entre América do Sul e Pacífico; o quinto colocado nas Eliminatórias Europeias e o vencedor do duelo entre os segundos colocados nas eliminatórias Africanas e asiáticas. Vale lembrar ainda que o Mundial de 2027 terá 24 seleções, quatro a mais que a última edição.
Retrospecto
Brasil e Paraguai já se enfrentaram 29 vezes na história, com 18 vitórias brasileiras, incluindo os últimos seis jogos. Dessa forma, somam nove anos de invencibilidade. No último mês de julho, os Tupis deixaram boa impressão em dois amistosos disputados: vitória por 47 a 25 contra a Bélgica e derrota por 26 a 25 para Hong Kong.
“Foi uma boa preparação para o início das Eliminatórias e agora, contra o Paraguai, o que importa é a vitória. E vamos seguir buscando a evolução do time”, complementa Caffera. Além do jogo, o torcedor que comparecer ao estádio Nicolau Alayon poderá aproveitar a “Vila dos Tupis”, espaço com comidas, bebidas e atrações musicais.
*Com informações da Confederação Brasileira de Rugby (Brasil Rugby)