A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu – Brasil Rugby) anunciou a lista de convocadas da seleção feminina de rugby sevens para os Jogos Olímpicos nesta terça-feira (11). Em evento realizado no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo, a confederação aproveitou a ocasião para apresentar o uniforme que será utilizado pelas Yaras em Paris-2024
A lista inicial divulgada pelo treinador britânico Will Broderick conta com 18 atletas. Destaque para Luiza Campos e Raquel Kochhann, que podem disputar os Jogos Olímpicos pela terceira vez na carreira. Caso se confirme, elas marcarão presença em todas as edições desde a entrada do rugby sevens no programa olímpico, em 2016.
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
“Esta convocação é muito especial para mim. Foram quase dois anos afastada dos gramados por causa de uma lesão no joelho e, principalmente, do câncer de mama. Foi um longo processo de recuperação, mas todo o esforço valeu a pena. Consegui voltar à seleção no início de 2024 e agora poderei realizar mais um sonho na carreira: participar dos Jogos de Paris”, comemora Raquel.
Nomes incertos
Apesar de somente 14 atletas possam ser inscritas nos Jogos Olímpicos, sendo uma delas na condição de suplente, a opção por convocar mais jogadoras neste momento se deve ao estado clínico de Aline Furtado, Milena Mariano e Rafaela Zanellato. As três jogadoras se recuperam de lesões e têm presença incerta nos Jogos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, X, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Já trabalhamos no dia a dia com um grupo maior de jogadoras justamente por conta desses imprevistos. O rugby é um esporte de muito contato físico e exige um elenco robusto. Temos mais algumas semanas para avaliar as condições de cada uma e saber se poderão viajar conosco. São jogadoras importantes, mas a nossa principal força é o coletivo”, afirma Will Broderick.
Lista de convocadas
- Aline Furtado – USP (SP)
- Anne Santos – El-Shaddai (RJ)
- Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
- Camilla Ísis Carvalho – El-Shaddai (RJ)
- Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ)
- Isadora Lopes – Melina (MT)
- Gisele Gomes – Leoas de Paraisópolis (SP)
- Marcelle Souza – El-Shaddai (RJ)
- Leila Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
- Luiza Campos – Charrua (RS)
- Mariana Nicolau – São José (SP)
- Marina Fiovaranti – Poli (SP)
- Milena Mariano – São José (SP)
- Rafaela Zanellato – Curitiba (PR)
- Raquel Kochhann – Charrua (RS)
- Thalia Costa – Delta (PI)
- Thalita Costa – Delta (PI)
- Yasmim Soares – Melina (MT)
Uniformes em Paris 2024
A seleção brasileira terá três uniformes para a disputa dos Jogos Olímpicos, sendo dois de competição e um de treino. O principal é composto por camisa amarela, short verde e meiões com listras nas duas cores. O segundo uniforme de competição tem o branco e o verde como cores predominantes, além de pequenos traços em amarelo.
Além disso, o design de ambas as camisas conta com detalhes geométricos inspirados em artes indígenas e animais característicos da fauna brasileira, como boto, jiboia, mico-leão e lobo-guará. O uniforme de treino tem o azul e o preto como cores principais, acompanhado de detalhes em verde e amarelo.
*Com informações da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu – Brasil Rugby)