O Brasil começou bem sua trajetória rumo à permanência na elite do rúgbi sevens mundial. As Yaras, como são chamadas as jogadoras da seleção brasileira, venceram as duas partidas de estreia da etapa de Madri do Circuito Mundial da modalidade (SVNS), que funciona como uma espécie de repescagem, na manhã desta sexta-feira (31), e estão na luta pelo primeiro lugar do grupo. Elas superaram a Bélgica, por 45 a 5, e a Argentina, por 31 a 12.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
O primeiro compromisso da equipe brasileira foi diante da Bélgica. A seleção europeia até marcou o primeiro try da partida, mas depois o Brasil foi dominante e anotou 45 pontos seguidos para conseguir a vitória. Bianca Silva e Thalia Costa marcaram dois tries cada, enquanto Gabriela Lima, Yasmim Soares e Thalita Costa fizeram um. Raquel Kochhann realizou cinco conversões de dois pontos com êxito.
Poucas horas depois de superar as belgas, as Yaras encontraram a velha conhecida Argentina. A equipe marcou o primeiro try com Thalia e a Argentina até empatou, mas depois a seleção verde-amarela deslanchou e saiu vitoriosa em 31 a 12. Thalia anotou dois tries, enquanto Rachel, Bianca e Milena fizeram um cada. Rachel ainda obteve êxito em três conversões.
O torneio de repescagem
O torneio de repescagem da etapa de Madri tem oito equipes lutando por quatro vagas na elite do Circuito Mundial de rúgbi sevens da temporada 2024-25. Das oito equipes participantes, quatro vieram da primeira divisão desta temporada – as quatro piores da classificação, incluindo o Brasil -, e as outras quatro vieram da segunda divisão.
Há dois grupos de quatro, em que todos avançam aos playoffs a partir do cruzamento das chaves. O primeiro colocado do grupo A enfrenta o último do grupo B, o segundo do grupo A encara o terceiro do grupo B e, assim, sucessivamente. Os vencedores destes duelos únicos de playoff vão garantir vaga na primeira divisão da próxima temporada.
Neste momento, o Brasil é o primeiro colocado do grupo B, com seis pontos e saldo de x pontos. A África do Sul aparece em segundo lugar, também com seis pontos, mas saldo de x. As duas equipes se enfrentarão neste sábado (1º), às 08h51 (horário de Brasília), valendo a primeira colocação da chave. O grupo A conta com Espanha, Japão, China e Polônia. Os playoffs acontecerão no domingo (02).