Depois de duas derrotas na abertura, as Yaras – como são chamadas as jogadoras da seleção brasileira de rúgbi sevens – venceram dois jogos na madrugada deste sábado (27) e se classificaram para disputar o nono lugar da etapa de Perth do Circuito Mundial, em Perth, na Austrália. Elas passaram pela Espanha, por 12 a 10, e pelo Japão, por 21 a 17, e agora enfrentarão a África do Sul na madrugada deste domingo.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Mesmo com as duas derrotas na estreia, as Yaras chegaram na última rodada da fase de grupos ainda no chances de se classificar para as quartas de final. Elas enfrentaram a Espanha e fizeram um grande jogo, vencendo por 12 a 10. A equipe brasileira abriu 12 a 0, com tries de Thalia e Thaltia Costa e conversão de Luiza Campos, e as espanholas marcaram dois tries no fim.
Com o resultado, o Brasil somou três pontos e ficou em terceiro lugar do grupo, mas não avançou de fase. Isto porque Canadá e Estados Unidos, que foram os terceiros colocados dos demais grupos, tiveram quatro pontos acumulados, um a mais do que o Brasil. Em cada etapa do Circuito Mundial de rúgbi sevens, há três grupos de quatro equipes, em que as duas melhores colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras no geral avançam de fase.
Torneio de classificação
Como não avançaram para o mata-mata, as Yaras tiveram que ir para a disputa do torneio que define as posições do 9º ao 12º lugar. No primeiro embate, encarou o Japão, e conseguiu vencer outra vez, agora de virada. A equipe asiática abriu 10 a 0 e o Brasil virou para 21 a 17, com tries de Bianca Silva, Gabriela Lima e Yasmim Soares.
Assim como aconteceu na véspera, Raquel Kochhann pontuou. Ela está realizando sua primeira aparição com a camisa da seleção brasileira depois de quase dois anos parada para o tratamento de um câncer. A gaúcha de 31 anos realizou duas conversões no duelo contra o Japão, enquanto Luiza Campos marcou uma.
Em busca do nono lugar
Com a vitória, o Brasil se garantiu na disputa final do nono lugar da etapa de Perth. A equipe enfrentará a África do Sul, na madrugada deste domingo (28), às 00h31 (horário de Brasília). Em caso de vitória, as Yaras ganharão quatro pontos no ranking mundial. Atualmente, elas aparecem em oitavo lugar, com dez pontos somados.