As Yaras, a seleção brasileira de rúgbi sevens feminino, iniciaram sua participação na terceira etapa do Circuito Mundial da modalidade, em Perth, na Austrália, na manhã desta sexta-feira (26). Apesar de ter perdido para Fiji (40 a 15) e para a França (31 a 14), o dia ficou marcado pelo retorno de Raquel Kochhann à equipe, depois de quase dois anos de ausência para um tratamento de câncer de mama. A experiente jogadora entrou em campo e ainda marcou dois pontos no duelo contra as europeias.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Com duas Olimpíadas no currículo, Raquel havia atuado pela última vez com a camisa da seleção brasileira em maio de 2022, quando a equipe perdeu para a Inglaterra na etapa de Toulouse do Circuito Mundial. Naquela ocasião, ela sofreu uma lesão no joelho e teve que passar por cirurgia. Durante o processo, descobriu um câncer de mama e, então, precisou realizar tratamento com quimioterapia, o que a deixou afastada das competições, ainda que estivesse treinando com as companheiras de grupo.
“Eu sempre quis ser atleta e o ambiente e a energia do nosso grupo me fazem bem, o que foi essencial para manter a força mental para seguir em frente”, comentou a gaúcha de 31 anos logo após a convocação para esta etapa. “É uma grande conquista estar de volta ao time principal e a uma etapa de Circuito Mundial. Eu quero jogar novamente uma Olimpíada e estou muito feliz. Quero agradecer a todo mundo que torceu por mim e mandou as energias positivas”, completou.
What a comeback story 💪🏼
— HSBC SVNS (@SVNSSeries) January 26, 2024
Raquel Kochhann returns to the circuit for the first time after recovering from breast cancer 💛#HSBCSVNS | #HSBCSVNSPER | @brasilrugby pic.twitter.com/G3wy44hWh1
Pontos marcados
Raquel Kochhann entrou em campo em Perth, o que foi motivo de muita emoção e, além disso, também marcou dois pontos. Ela realizou uma conversão de dois pontos no duelo contra a França, que aconteceu já no final do dia. Durante o jogo, as Yaras chegaram a ir para o intervalo perdendo por 12 a 7, mas acabaram derrotadas por 31 a 14. Thalia Costa anotou os dois tries brasileiros desta partida, enquanto Luiza Campos realizou a outra conversão.
Antes de encarar a França, que é a atual vice-campeã olímpica, Raquel e companhia já haviam atuado na partida contra Fiji, medalhista de bronze em Tóquio-2020. O Brasil também saiu derrotado, desta vez por 40 a 15. A equipe saiu perdendo por 33 a 0, mas conseguiu diminuir a desvantagem no segundo tempo, com tries de Rafaela Zanellato, Thalia Costa e Yasmim Soares. França e Fiji, assim como o Brasil, já estão assegurados na Olimpíada de Paris-2024.
Com as derrotas, o Brasil aparece em terceiro lugar no grupo B da etapa de Perth do Circuito Mundial de rúgbi sevens. A equipe enfrentará a Espanha, que também tem dois tropeços, nesta sexta-feira (26), às 23h (horário de Brasília), no encerramento da primeira fase. Em caso de vitória, as Yaras poderão se classificar para as quartas de final. A competição reúne 12 equipes, que se dividem em três grupos de quatro. As duas melhores de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam de fase.