8 5
Siga o OTD

Rúgbi

Super Rugby Américas: torneio terá participação dos Cobras

SLAR vira Super Rugby Américas a partir de 2023 e terá Cobras XV representando o Brasil.

Super Rugby Américas torneio terá participação dos Cobras
Depois da SLAR, Cobras Brasil XV agora na Super Rugby Americas (Foto: Sudamerica Rugby)

+Ano de superação e conquistas para o remador Lucas Verthein

Em 2023, a antiga Superliga Americana de Rugby (SLAR) ganhará identidade nova. Agora, o torneio passará a ser conhecido como Super Rugby Américas. Assim, reunindo o melhor do rugby XV panamericano.

Iniciada em 2020, a SLAR foi a primeira liga profissional de rugby na América do Sul, com o Brasil sendo representado pela franquia dos Cobras Brasil XV. Em 2020, a edição não foi realizada devido a pandemia. Posteriormente, nos anos seguintes, 2021 e 2022, os jogos ocorreram em bolhas sanitárias. Os Cobras fizeram todos os seus jogos no exterior.

Super Rugby Américas torneio terá participação dos Cobras identidade visual
Nova marca da competição traz elementos que fazem referência ao continente americano (Divulgação)

Novo formato

A partir de 2023, o Super Rugby Américas assumirá formato de ida e volta, com todos os times mandando partidas em seus países. Dessa forma, os Cobras conseguirão mandar suas partidas na cidade de São Paulo, em local a ser confirmado.

“Estamos muito empolgados com este passo adiante dado pelos Cobras. Somos parte da melhor liga de rugby das Américas e queremos seguir evoluindo a qualidade do jogo e os nossos laços com nossa comunidade, que enfim poderá se conectar diretamente com os Cobras. Receber partidas do Super Rugby Américas é um passo a mais na construção de um rugby brasileiro melhor e com vínculos mais fortes com nosso público”, assim comentou Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Super Rugby Américas terá início no dia 18 de fevereiro e contará com sete equipes de seis países diferentes: Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Chile e Paraguai. Assim, cada time disputará doze partidas ao longo de 14 rodadas e os quatro primeiros colocados avançarão às semifinais. Além disso, a final do torneio está marcada para nove de junho de 2023.

Franquias do Super Rugby Américas 2023

Com isso, iniciam a temporada os: Cobras (São Paulo, Brasil), Dogos (Córdoba, Argentina), Pampas (Buenos Aires, Argentina), Peñarol (Montevidéu, Uruguai), Raptors (Glendale, região de Denver, Estados Unidos), Selknam (Santiago, Chile) e Yacaré XV (Assunção, Paraguai)

O atual campeão é o Peñarol, do Uruguai. Enquanto isso, na edição 2021, o título da SLAR ficou com os Jaguares XV, da Argentina, que foram substituídos pela nova franquia argentina dos Pampas, baseados na região de Buenos Aires. Outro estreante, os Dogos, representam a província argentina de Córdoba. O Paraguai também terá novidade, substituindo o Olimpia pelo Yacaré XV.

Por fim, os American Raptors são a grande novidade da liga, marcando a expansão da competição para os Estados Unidos. Os Raptors estão baseados na cidade de Glendade, na região metropolitana de Denver.

Mais em Rúgbi