Siga o OTD

Rúgbi

Yaras fazem partida histórica em Mogi das Cruzes

Pela primeira vez na história, Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV jogou diante do público brasileiro.

Yaras fazem partida histórica em Mogi das Cruzes rugby brasil brasileira colômbia
Crédito: Fotojump / CBRu

O Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, foi o palco para o primeiro jogo na história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV, as Yaras jogaram sua primeira partida em território nacional contra a Colômbia. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, com apoio da prefeitura local.

+Bia Haddad e Laura Pigossi atropelam e Brasil bate Argentina

Resumo do jogo

O amistoso contra a Colômbia foi intenso e acabou com vitória colombiana por 25 a 17, mas com direito a muita luta das brasileiras. O duelo serviu de preparação para o desafio do ano que vem, quando as duas seleções voltarão a duelar por vaga no WXV, a nova liga mundial de rugby feminino, que terá sua edição inaugural em 2023.

+Yaras mantêm domínio sul-americano e levam ouro

As Yaras conquistaram o primeiro try em boa jogada de mãos, que teve Ariely disparando na ponta e Mariana Mendes finalizando. A Colômbia, no entanto, reagiu, tendo mais posse de bola e território. O try das Tucanes veio com Martinez na ponta, em bola aberta após maul.

O Brasil chegou a flertar com o try após a veterana Bruna Lotufo romper a linha defensiva colombiana. A bola jogada de mãos acabou com Paula chutando pro in-goal, mas o chute foi longo demais. A Colômbia respondeu apostando em scrum após penal e soube trabalhar até aq centro Daniela Alzate marcar o segundo try. 10 a 5 no intervalo. mas sai longo.

Segundo tempo

O segundo tempo começou perfeito para as Yaras, que conseguiram o try da virada com Yasmim, em disparada desde o campo de defesa após roubada de bola. No entanto, a Colômbia voltou a falar mais alto no jogo de contato e, após desperdiçar penal, conseguiu seu terceiro try com Arzuaga.

Lá e cá, o jogo seguiu em aberto e Pagan rompeu para o try brasileiro. A Colômbia, deu o troco com dois tries em sequência, de Baguy e Alzate, ambos criando espaço na ponta. As Tucanes ainda desperdiçaram penal frontal e o jogo se encerrou em 25 a 17 para as visitantes.

“Foi um jogo muito duro e intensos. Sentimos um pouco pela temporada de sevens estar rolando, mas mostramos que temos muito potencial. Agradecemos muito à torcida que nos apoiou do começo ao fim”, comentou Íris Coluna, capitã das Yaras.

Despedida

A partida ainda marcou a despedida de Cris Futuro, árbitra da partida e ex-jogadora, que esteve no primeiro jogo da história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV em 2008. A partida contou com duas atletas que jogaram ao lado de Cris Futuro naquela oportunidade: sua irmã Beatriz “Baby” Futuro e Bruna Lotufo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Agora as atenções do rugby feminino se voltarão para o rugby sevens, pois as Yaras terão o início da temporada 2022-23 do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino, que começa no dia 2 de dezembro, em Dubai.

Mais em Rúgbi