Siga o OTD

Rúgbi

Em busca do 19º título, Yaras disputam Sul-Americano de sevens no Uruguai

Equipe brasileira defende uma hegemonia que já dura duas décadas na América do Sul

yaras rúgbi sevens sul-americano circuito mundial de rúgbi sevens
Seleção Brasileira Feminina de Sevens, campeã da edição de 2020, domina o rugby sul-americano há quase 20 anos / Foto: CBRu

A seleção brasileira participará de mais uma edição do Campeonato Sul-Americano de Rúgbi Sevens Feminino – Valentin Martínez, nos dias 12 (sexta-feira) e 13 de novembro (sábado), no Uruguai. As Yaras defenderão uma hegemonia que já dura quase duas décadas.

As Yaras se juntaram no grupo A às seleções de Argentina (com o novo apelido de Las Yaguaretés), Costa Rica, Guatemala e Uruguai. O grupo B reúne as seleções de Paraguai, Chile, Colômbia (Las Tucanes), Equador, Panamá e Peru. A campeã e a vice-campeã do torneio se classificarão para a Copa do Mundo de Sevens na Cidade do Cabo, África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. Até o momento, Brasil foi o único representante sul-americano neste importante torneio internacional, nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco).

Dentre as 12 atletas convocadas pelo técnico William Broderick para o Valentin Martínez, o destaque é Silvana Santos (foto abaixo) que vestirá pela primeira vez o manto das Yaras e será a 81ª jogadora da história a ingressar na elite da seleção brasileira.

+ Brasil fica em 3º no Americas Pacific Challenge após revisão do regulamento

A meio scrum de 20 anos joga pelo clube Leoas de Paraisópolis e é mais uma atleta revelada pelo projeto social Rugby Para Todos, da comunidade de Paraisópolis. Sil, como prefere ser chamada em campo, coleciona o título de campeã sul-americana juvenil em 2019, e demonstrou que também pode atuar na posição de abertura.

“A comissão técnica procurou equilibrar experiência e juventude nesta convocação. Esperamos que as atletas construam o jogo em cima da série de ajustes e adaptações que fizemos nos treinos pós-Jogos Olímpicos. E deixem todo o empenho em campo jogando com o orgulho de sempre de representar o Brasil”, comentou o técnico William Broderick.

Yaras tóquio seleção brasileira de rugby
Yaras em Tóquio-2020 (Divulgação/CBRugby)

Para a capitã Luiza Campos, o time está confiante em mais um título para o Brasil. “Iremos buscar mais o triunfo com a mesma vontade de sempre. Vamos aproveitar que teremos atletas mais novas e até uma estreante para introduzir elas no rugby internacional. Quanto mais rodagem nestes jogos de alto nível, melhores resultados poderemos alcançar com nosso grupo”, observou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Yaras – Atletas convocadas para o Sul-Americano

1- Luiza Campos (capitã) – 31 anos – Charrua (RS)

2- Raquel Kochhann – 29 anos – Charrua (RS)

3- Mariana Nicolau – 23 anos – São José (SP)

4- Isadora Cerullo – 30 anos – Niterói Rugby (RJ)

5- Marina Fioravanti – 28 anos – Band Saracens (SP)

6- Bianca Silva – 23 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

7- Thalia Costa – 24 anos – Delta Rugby (PI)

8- Aline Furtado – 26 anos – Rugby USP (SP)

9- Silvana Santos – 20 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

10- Andressa Alves – 20 anos – Charrua (RS)

11- Marcelle Souza – 25 anos – Charrua (RS)

12- Gabriela Lima – 27 anos – Charrua (RS)

Programação do Sul-Americano de rúgbi sevens

Valentín Martinez 2021

Jogos – 12 de novembro

Brasil x Costa Rica – 9h22

Brasil x Guatemala – 11h08

Brasil x Argentina – 13h26

Jogos – 13 de novembro

Brasil x Uruguai – 9h22

Semifinal 1 – 12h57

Semifinal 2 – 13h19

Final – 15h43

Mais em Rúgbi