Pela primeira rodada do Americas Pacific Challenge, no Uruguai, o Brasil acabou sendo derrotado pelos donos da casa por 28 a 12, nesta sexta-feira (22). Atuando muito abaixo nos primeiros 20 minutos, os brasileiros acabaram ficando muito atrás no placar e, apesar da reação na segunda etapa, a virada não veio. Na próxima terça-feira (26), os brasileiros voltam a campo para enfrentar os Estados Unidos
-Na volta da às competições após longo tempo, Rafaela Silva enfrenta Jéssica Pereira
Mesmo começando com a bola, o Brasil começou sendo pressionado pelo Uruguai. Desta forma, os uruguaios recuperaram a posse e, logo aos três minutos, abriram o placar com Matias D’Avanzo convertendo um penal. Na sequência, sempre acelerando seu jogo, os uruguaios marcaram seu primeiro try. Após um lateral, os donos da casa foram conseguindo avançar e Emiliano Faccennini, fazendo 10 a 0.
Sem deixar os brasileiros respirar, o Uruguai chegou em mais um try. Em jogada rápida pela esquerda, Koba Brazionis chegou até o fundo da campo com certa facilidade e fez 17 a 0. Atrás do placar, a seleção brasileira soube controlar o ânimo e o ritmo. Assim, as ações ficaram mais iguais e o Brasil conseguiu atacar mais, mas sem levar perigo a defesa uruguaia.
Desta modo, os donos da casa foram mortais. Após mais um lateral pela esquerda, o Uruguai conseguiu um novo try, agora com Ignacio Peculo e o placar subiu para 22 a 0, após o erro do chute. Na reta final da primeira etapa, as duas seleções se alternaram na posse de bola e, nos segundos finais, a diferença aumentou. Praticamente no último lance dos primeiros 40 minutos, Matias D’Avanzo acertou mais um penal e o duelo foi para o intervalo em 25 a 0.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a chuva chegou para a partida. A presença dela, aliada a algumas substituições e alguns jogadores cansados, fez com que alguns erros técnicos das duas seleções. Desta forma, o placar demorou para ser alterado e aconteceu a favor do Uruguai. Aos 16 minutos, mais uma vez com Matias D’Avanzo, converteu um penal e colocou o marcador em 28 a 0.
A resposta brasileira veio na sequência. Aos 19, Leonardo de Souza, o “Neymar” aproveitou a chance no ataque e marcou o primeiro try brasileiro na Americas Pacific Challenge, deixando o marcador em 28 a 5. Embalado com os primeiros pontos, a seleção brasileira cresceu e conseguiu mais um try. Depois de linda jogada individual, Lucas Spago marcou e a diferença caiu para 28 a 12.
Nos minutos finais, o Brasil tentou manter o ritmo e pressionou em busca de mais pontos. Contudo, o Uruguai soube controlar o ritmo, manteve o placar em 28 a 12 e conquistou a primeira vitória na competição continental.
Como é a competição
O Americas Pacific Challenge é uma competição sub-23 promovida pela World Rugby e foca nas futuras estrelas do rugby, já que 23 dos 29 jogadores de cada equipe devem ter 23 anos ou menos. Outros seis jogadores podem ser de qualquer idade, desde que maiores de 18 anos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Organizado em sistema de bolha pela World Rugby com suporte da Sudamérica Rugby, o torneio reunirá seis seleções (Brasil, Argentina XV, Chile, Paraguai, Uruguai e o segundo time dos Estados Unidos) ao longo de três rodadas, com as partidas disputadas sempre no estádio Charrúa. Devido a problemas em sua programação de viagem, o selecionado norte-americano não estará presente no jogo inaugural contra a Argentina XV.
Pelo regulamento, a partida é declarada como empate somando as equipes dois pontos cada uma. Estas duas seleções disputarão mais duas rodadas e as demais, três rodadas; aquela que somar mais pontos é declarada a campeã.