A seleção brasileira masculina de rúgbi chegou nesta última segunda-feira (05) ao Uruguai onde disputa a próxima fase das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2023. Os Tupis enfrentam o Chile no próximo domingo (11), às 16h (de Brasília). O triangular também conta com a seleção da casa e somente os dois melhores colocados avançam em busca da vaga.
O grupo que chegou a Montevidéu conta com 30 atletas e chega embalado pela vitória por 29 a 0 sobre o Paraguai na primeira fase da Eliminatória, no último dia 26 de junho, em São José dos Campos (SP).
+ Marcelo Melo e Lukasz Kubot perdem para favoritos em Wimbledon
Desde então, os Tupis tiveram uma semana de treinamento no Núcleo de Alto Rendimento (NAR), em São Paulo, e agora completam a preparação na capital uruguaia. O terceira linha André Arruda, o ‘Buda’, comentou o desafio para a sequência da disputa.
“Tivemos uma semana de treinos muito boa e intensa em São Paulo, antes da viagem ao Uruguai. Esse período entre o jogo com Paraguai e a partida contra o Chile permitiu que trabalhássemos em alguns ajustes. Será um jogo bastante físico, em que o scrum fará a diferença. Estamos estudando bastante os adversários e esperamos apresentar um jogo consistente”, destacou Buda.
Sistema de disputa do torneio
Os Tupis buscam se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo de Rúgbi, terceiro evento esportivo mais visto no mundo. O sistema de classificação é dividido em três fases. Na primeira, em jogo eliminatório direto realizado no último dia 26 de junho, a seleção brasileira de rúgbi superou o Paraguai por 29 a 0 e se credenciou para seguir na disputa.
A segunda fase será no formato triangular, realizado em Montevidéu (Uruguai). Os Tupis encaram o Chile no dia 11 de julho, e o Uruguai, no dia 25 de julho. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase das Eliminatórias. O pior colocado no triangular está eliminado.
Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E NO FACEBOOK
O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.
Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023
Primeira Fase
Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)
Chile W x O Colômbia – 03.07 – Santiago (Chi)
(Seleção colombiana apresentou casos de covid e a seleção chilena foi declarada vencedora por WxO)
Segunda Fase
Brasil x Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile x Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)
Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir
* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.