Os Brasil inicia neste sábado (26) a busca por uma vaga na Copa do Mundo de Rúgbi de 2023, que acontecerá na França. A seleção brasileira masculina de rúgbi XV receberá o Paraguai às 19h (de Brasília) no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP).
O duelo contra o Paraguai é eliminatório. Quem vencer, avança no processo de classificação (saiba mais abaixo), e quem perder, dá adeus ao sonho. Sabendo da responsabilidade, mas confiantes no processo de preparação, os Tupis realizam nesta sexta-feira o ‘captain’s run’, última atividade em campo antes do duelo.
+ Rebeca Andrade é ouro nas assimétricas e Lorena, bronze; Zanetti é prata nas argolas
O capitão do Brasil, Felipe Sancery, comentou sobre o processo de treinamentos da seleção brasileira de rúgbi, que realizou atividades no Núcleo de Alto Rendimento (NAR) e em São José dos Campos, e também sobre a ansiedade natural em estar dentro de campo.
“Estamos com muita vontade de entrar em campo, mas felizes com todo processo de preparação que vivenciamos, o grupo está ganhando maturidade a cada semana. Tivemos a chegada de dois grandes profissionais para somar à comissão técnica (Damian Rotondo e Nicolás Lobbe), vamos acertar os últimos detalhes e ir para frente”, disse Sancery.
“O Paraguai tem um jogo de paixão, de luta. É uma equipe que gosta de contato, scrum, maul, com atletas grandes. Teremos um início de jogo intenso, mas estamos bem preparados e trabalhando duro desde o período da Superliga Americana de Rúgbi”, completou Sancery.
Sistema de disputa
O sistema de classificação para a Copa do Mundo de Rúgbi é dividido em três fases. Na primeira, um jogo eliminatório direto contra o Paraguai. Quem vencer avança para a próxima etapa, quem perder dá adeus ao sonho da vaga.
A segunda fase será no formato triangular, realizado em Montevidéu (Uruguai). Caso passem pelo Paraguai, os Tupis enfrentarão o vencedor da partida entre Chile e Colômbia no dia 11 de julho. Em seguida, o adversário será o Uruguai, no dia 25 de julho. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase. O pior colocado no triangular está eliminado.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.
O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.