Pela 18ª vez, o Brasil é o grande campeão do Campeonato Sul-Americano de rúgbi sevens. Neste domingo (29), em Montevideo, no Uruguai, as Yaras confirmaram o favoritismo, venceram mais três jogos, e conquistaram o título de forma invicta. O torneio marcou a despedida de Baby Futuro dos gramados, após a craque anunciar a aposentadoria aos 34 anos.
A grande final foi diante do Paraguai, equipe que o Brasil já havia vencido na primeira fase do torneio e que voltou a confirmar a superioridade, vencendo por 34 a 7. Além disso, o terceiro lugar ficou com a Colômbia, que venceu o Uruguai.
+Veja a tabela completa do torneio
Assim, as Yaras mantém sua hegemonia no continente, tendo disputado o Sul-Americano de rúgbi sevens 18 vezes e vencido todas. A única edição que o time não esteve presente foi em 2015, porque a competição contou como qualificatória olímpica para a Rio-2016, e a seleção já estava garantida por ser o país sede.
#SAR7s ¡Las campeonas indiscutidas! 🇧🇷🏆👏🏼@brasilrugby🇧🇷 ganó todos sus partidos y levantó la copa con Baby Futuro como protagonista en su retiro 👏🏼👏🏼 ¡Felicitaciones!#ElRugbyNosUne pic.twitter.com/JyIztaZqTl
— Sudamérica Rugby (desde 🏠) (@sudamericarugby) November 29, 2020
A campanha
O Brasil jogou seis jogos e saiu vitorioso em todos. Neste domingo, os triunfos foram diante da Costa Rica, por 43 a 00, Uruguai, por 51 a 00, e Paraguai, por 34 a 7, nas quartas, semi e final, respectivamente.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
No primeira dia de competições, as Yaras já haviam vencido Uruguai, Peru e Paraguai, cedendo apenas cinco pontos para a seleção peruana e terminando então na liderança do Grupo A.
Campanha do Brasil no Valentín Martinez. O 18º título Sul-Americano do Brasil!
— Brasil Rugby (@brasilrugby) November 29, 2020
Dia 1
🇧🇷 29 x 0 🇺🇾 – Grupo A
🇧🇷 53 x 5 🇵🇪 – Grupo A
🇧🇷 36 x 0 🇵🇾 – Grupo A
Dia 2
🇧🇷 43 x 0 🇨🇷 – Quartas de final
🇧🇷 51 x 0 🇺🇾 – Semifinal
🇧🇷 34 x 7 🇵🇾 – Final!!#VamosYaras #SAR7S #MulheresnoRugby
O adeus da craque
Baby Futuro se despede, assim, dos gramados e da maneira como o Brasil se acostumou a vê-la: vencendo. No Sul-Americano de rúgbi sevens, ela fez sua estreia ainda em 2004 e não particiou de apenas quatro edições. Em todas as outras 14, no entanto, ela esteve presente e saiu campeã.
Além disso, Baby Futuro disputou três Mundiais (2009, 2013 e 2018), foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e ainda esteve na Rio-2016 com as Yaras.
Obrigado, Baby!!!! Uma Lenda do Rugby Brasileiro!!! pic.twitter.com/eoyY3iCXy5
— Brasil Rugby (@brasilrugby) November 29, 2020
Resultado final do Sul-Americano de rúgbi sevens:
1º: Brasil
2º: Paraguai
3º: Colômbia
4º: Uruguai
5º: Argentina
6º: Chile
7º: Peru
8º: Costa Rica