A temporada 2019/2020 da World Rugby Sevens Series foi encerrada de maneira oficial nesta terça-feira (30). Em anúncio, a entidade que comanda a modalidade no planeta confirma o cancelamento das últimas cinco etapas do Circuito Mundial de Rúgbi por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, a seleção feminina do Brasil, conhecidas como Yaras, escapa do rebaixamento.
Além de cancelar as etapas de Langford, Londres, Paris, Singapura e Hong Kong, que estavam até então apenas adiadas, a entidade confirmou os títulos da temporada, tanto o masculino e o feminino, para a Nova Zelândia, que liderava a competição nos dois naipes da disputa.
+ King of the Court em setembro marca retorno das competições
O Brasil também tem motivo para comemorar porque a entidade confirmou que a temporada 2019/2020 da World Rugby Sevens Series não terá rebaixamento. A seleção brasileira feminina aparecia na 12ª colocação entre participantes titulares, a pior entre as titulares do evento.
Ao todo, a temporada masculina seria disputada em dez etapas e a feminina em oito. No entanto, por conta da pandemia, os homens conseguiram disputar apenas seis delas e as mulheres cinco.
A seleção feminina brasileira jogou todas as etapas realizadas, venceu apenas um jogo e terminou em 12º lugar em quatro das cinco etapas realizadas. Somou seis pontos. Na outra ponta da tabela, a Nova Zelândia foi confirmada campeã entre as mulheres após ter vencido quatro das cinco etapas e somado 96 pontos, 16 a mais que a Austrália.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Entre os homens os neozelandeses também foram confirmados os campeões do Circuito Mundial de Rúgbi. Conhecidos como All Blacks a seleção venceu três das seis etapas e somou 115 pontos, 11 a mais que a África do Sul na World Rugby Sevens Series.
Assim como no feminino, os homens não terão de se preocupar rebaixamento, porém, o Japão, que foi o país de melhor campanha até a paralisação da Challenger Series, equivalente a segunda divisão do torneio mundial, garantiu o seu acesso a elite para a próxima temporada. A equipe masculina brasileira chegou a disputar esta competição, porém obteve uma campanha ruim com dez derrotas nas dez partidas que disputaram.