O Brasil conquistou oito medalhas nesta sexta-feira (06), no segundo dia de disputas do atletismo nos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosario 2022. Foram seis ouros, uma prata e um bronze, com direito a uma dobradinha. O destaque do dia ficou com Paulo Henrique da Silva, que se recuperou de uma lesão sofrida no dia anterior para levar o ouro nos 110m com barreiras.
+ SAIBA TUDO SOBRE ROSARIO 2022
Paulo Henrique da Silva sagrou-se campeão dos 110m com barreiras com o tempo de 13.82. Ele havia feito o melhor tempo da eliminatória no dia anterior, mas sua participação na final era incerta, já que não conseguiu completar os 100m rasos na quinta-feira, após sentir uma lesão. O brasileiro não só se recuperou como ainda venceu e estabeleceu o novo recorde da competição.
“Essa medalha é muito importante pelo que aconteceu na final dos 100m. Não consegui concluir a prova porque senti uma lesão atrás do joelho. Quero muito agradecer aos fisioterapeutas do COB, que cuidaram de mim. Mesmo com um pouco de dor consegui vencer a prova. Acho que é um resultado de extrema importância por todas as circunstâncias. Vim para a prova com mais garra ainda”, afirmou Paulo Henrique da Silva.
A marca, 13.72, além de ser recorde do campeonato e pessoal de Paulo, é ainda a 51ª melhor marca do mundo nos 110m com barreiras este ano e a melhor entre atletas sub-20. A segunda colocação da prova em Rosario 2022 ficou com o paraguaio Fabrizio Jara, com 14.12. O equatoriano Joe Quintero completou o pódio, com 14.25.
Mulheres de ouro
O Brasil conseguiu sua primeira dobradinha no atletismo nos 100m com barreiras. Pamela Santana faturou a medalha de ouro, marcando 13.67, enquanto Natalia Campregher levou a prata, com 13.96. A chilena Catalina Arellano completou o pódio, marcando 13.97.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Camila Flach foi campeã de duas provas, com direito a novo recorde pessoal em ambas. Ela venceu o lançamento de disco com 44,12m e o arremesso de peso com 14,53m. “Estou bem treinada nas duas provas, mas acho que algum momento vou ter de optar. Estou imensamente feliz pelas medalhas de ouro e por ter melhorado meus resultados”, disse ela após as provas.
As outras duas medalhas de ouro do Brasil em Rosario 2022 foram conquistadas nos 400m. Júlia Ribeiro venceu a disputa feminina com 55.11, novo recorde pessoal e índice para o Mundial sub-20. Entre os meninos, Vinicius Galeno teve uma vitória tranquila, marcando 47.47 – novo recorde da competição -, dois segundos a frente do argentino Ignacio Cabrera (49.48).
A única medalha de bronze conquistada no dia veio com Emanuel Pereira de Sena, que completou os 10.000m da marcha atlética em 52:19:51. O colombiano Julian Andrés Carvajal levou o ouro, com 48:52:57, seguido pelo peruano Emanuel Apaza, com 50:12:48.
Chuva de pódios
Com os resultados desta sexta, o Brasil já soma sete ouros, duas pratas e dois bronzes no atletismo dos Jogos Sul-Americanos de Rosario 2022. No primeiro dia, Vanessa dos Santos foi ouro no salto em distância, Arthur Monteiro levou a prata no lançamento de dardo e Davi Santos ficou com o bronze no salto em distância.