Depois de fazer história ao tornar-se a primeira brasileira a participar de uma competição multiesportiva na escalada esportiva, Mariana Hanggi conseguiu um outro feito gigantesco neste domingo (01º), ao conquistar a medalha de ouro na disputa do bouldering dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022. Entre os homens, Luca Valentim ficou em sexto lugar.
+ SAIBA TUDO SOBRE ROSARIO 2022
Mariana Hanggi tem apenas 15 anos de idade e superou concorrentes até três anos mais velha. Na final, que contou com seis competidoras, a brasileira atingiu o topo três vezes e marcou zona em quatro oportunidades. A argentina Zoe Molina também teve os mesmos resultados, mas Mariana ficou a frente dela por ter realizado menos tentativas do que a adversária. A equatoriana Domenica Guanoluiza fechou o pódio.
Natural de Curitiba, Mariana Hanggi começou na escalada esportiva aos três anos de idade, como brincadeira, levada pela mãe em uma academia. Lá, conheceu seu treinador, Anderson Gouveia, que a acompanha até hoje. A paranaense ainda está no ensino médio e dedica seu tempo livre à prática da escalada, tendo o sonho de ir aos Jogos Olímpicos.
“Eu me sinto com uma responsabilidade muito grande de representar o Brasil na escalada pela primeira ver em uma competição multisportiva. Fico muito feliz, porque de longe o que mais gosto é de competir e poder ser a primeira pessoa a fazer isso, representando o Time Brasil é uma experiência incrível”, celebrou a jovem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Luca Valentim fica longe do pódio
O Brasil também teve um representante na final masculina do bouldering na escalada esportiva, com Luca Valentim. Ele, porém, acabou em sexto lugar entre os participantes, marcando apenas um topo e quatro zonas. O vencedor foi o chileno José Ledesma, com quatro topos e quatro zonas, seguido pelos equatorianos Paolo Torres e Alejandro Davila, ambos com três topos e quatro zonas.