A mistura entre o pernambucano Henrique e o sergipano Pedro rendeu um grande resultado para o Brasil nos Jogos Sul-americanos da Juventude de Rosario 2022. A dupla de vôlei de praia conquistou neste domingo (1º) a medalha de ouro ao derrotar os chilenos Martin e Maximiliano por 2 sets 0, parciais de 21/16 e 21/13. No feminino, no sábado, Carol e Nina ficaram com a medalha de prata.
+ Rosario 2022: Brasil leva bronze no basquete 3×3 feminino
Os Jogos Sul-americanos da Juventude representam o mais importante resultado da carreira da jovem dupla. “Esse é o principal título das nossas carreiras. É de uma importância enorme para a gente tanto para esse momento quanto para o nosso futuro. É um sentimento inexplicável de felicidade tremenda”, celebrou Pedro.
Em Rosario 2022, Henrique e Pedro tiveram uma campanha impecável. Com 100% de aproveitamento, eles venceram os cinco jogos que fizeram por 2 a 0, sem ceder sets.
O momento de maior dificuldade veio justamente neste domingo, no primeiro set da semifinal contra os argentinos Doval/Gonzalez. Em uma parcial muito apertada, os brasileiros levaram a melhor em 24 a 22. O segundo set foi mais tranquilo e Henrique e Pedro ganharam por 21 a 15.
Já na final, disputada poucas horas mais tarde, os brasileiros foram dominantes do início ao fim e conseguiram boas vantagem em ambos os sets para vencerem em 21/16 e 21/13.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Preparação e perspectiva
Desde o início o ano a dupla se reuniu em um centro de treinamento em Maringá para se prepararem para as competições da temporada. Em setembro, a Henrique e Pedro disputarão o Campeonato Mundial Sub-18, principal objetivo do ano.
Os jovens também destacaram o ambiente multiesportivo dos Jogos da Juventude como um dos fatores que levaram ao ouro. “Foi uma experiência incrível dividir essa competição com outros grandes atletas de várias modalidades. É o meu primeiro campeonato deste tipo e eu adorei. Já quero ir para os Jogos Olímpicos”, brincou Pedro, que começou aos 12 anos na modalidade por influência do pai.
+ Rosario 2022: Isabelle Estevez leva ouro no tiro com arco
“Eu ponho muita fé na nova geração do vôlei de praia. O trabalho de base está muito forte e é algo que certamente vai gerar bons frutos para o Brasil mais à frente. Tem uma onda de grande atletas jovens chegando, que tem muita capacidade de chegar no topo”, projetou Henrique.
Carol e Nina levam prata
A dupla brasileira na disputa feminina, formada por Carol e Nina, ficou com a medalha de prata em Rosario 2022. Elas fizeram cinco partidas e venceram três. As duas derrotas vieram contra as paraguaias Alvarez/Nuñez Quintana, uma na fase de grupos e outra na final. A decisão, realizada no sábado, terminou com placar de 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/13.