O remador Lucas Verthein entrou em águas internacionais nesta sexta-feira (14) para mais uma importante competição na sua preparação rumo aos Jogos Olímpicos de Paris. O brasileiro participou da terceira etapa da Copa do Mundo de Remo, desta vez em Ponzan, na Polônia. Por lá, ele liderou a sua bateria e se classificou diretamente à semifinais do Single Skiff. Já a Bia Tavares se classificou à próxima fase pela repescagem.
- Ano de boas notícias e conquistas inéditas para o triatlo brasileiro
- Feitos de Gustavo Bala Loka são os destaques do BMX Freestyle em 2024
- Perda da hegemonia na Paralimpíada marca ano do futebol de cegos
- Pedido de despejo pode tirar Bauru Basket do Panela de Pressão
- Kamilla Cardoso joga bem, mas Shanghai perde na WCBA
A etapa de Ponzan da Copa do Mundo de remo é a última grande regata internacional de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Bia Tavares e Lucas Verthein, competem no skiff simples, a mesma prova onde estão classificados para a Olimpíada.
Lucas Verthein participou da terceira bateria eliminatória, e tinha a missão de ficar em primeiro lugar para avançar diretamente à semifinal A da categoria. Com um ritmo mais forte desde o começo da prova, o brasileiro liderou a bateria de cabo a rabo e se garantiu na próxima fase. O tempo de Verthein foi de 7min09s07, enquanto o segundo colocado fez 7min12s88. Esta foi a terceira melhor marca entre todos os competidores nas quatro baterias eliminatórias. Atrás somente do dinamarquês Sverri Nielsen (7min05s04) e do esloveno Filip-Matej Pfeifer (7min07s99), ambos da primeira chave.
“Temos muitos nomes fortes aqui na Polônia, um dos adversários que venci hoje, inclusive, foi bronze na etapa de Varese da Copa do Mundo do ano passado. Bom ter vencido porque é uma prova a menos que disputarei, menos desgaste, por não ter que passar pela repescagem. Quero fazer a prova da minha vida amanhã, terminar entre os três da minha semifinal para entrar na final A, que seria a minha primeira no adulto em competições na Europa. Agora é descansar e concentrar ao máximo”, disse Verthein
Bia Tavares na repescagem
Já a Bia Tavares teve mais dificuldades na disputa da sua bateria eliminatória. Na chave 1, a brasileira anotou o tempo de 8min01s45 e ficou longe da australiana Tara Rigney, líder da prova com o tempo de 7min47s63. Bia Tavares ficou no quarto lugar, atrás da americana Margaret Fellows (7min56s71) e da holandes Nika Johanna Vos (8min01s45), que fez o mesmo tempo da brasileira.
Com o resultado, então, ela caiu para a segunda repescagem, e precisava ficar entre as três primeiras para avançar à semifinal A da categoria. A brasileira fez uma ótima prova, melhorou um pouco o tempo e liderou a repescagem. Bia Tavares marcou 8min00s53, enquanto as paraguaias Nicole Martinez (8min01s12) e Alejandra Alonso (8min03s76) completaram a zona de classificação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK