O remador Lucas Verthein entrou em águas internacionais nesta sexta-feira (24) para mais uma importante competição na sua preparação rumo aos Jogos Olímpicos de Paris. O brasileiro participou da segunda etapa da Copa do Mundo de Remo, desta vez em Lucerna, na Suíça. Por lá, ele avançou às quartas de final do Single Skiff, mas ficou na quarta colocação de sua bateria e não disputará a ‘semifinal A’ da competição.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
A Copa do Mundo é uma série anual de três regatas. A fase eliminatória, com 25 remadores inscritos, divididos em seis baterias, classifica os três primeiros de cada uma delas para as quartas de final. Em seguida, mais quatro baterias para classificar os três primeiros de cada uma para as semis. Por fim, duas séries de semifinais decidirão os finalistas do torneio.
Na primeira etapa da Copa do Mundo de Remo, em Varese, na Itália, Lucas Verthein terminou no Top 10 na categoria Single Skiff, chegando às semifinais e figurando no nono lugar geral. Principal nome do país na modalidade, ele não poderá repetir o resultado nesta edição de Lucerne.
Ficou perto das semis
Nas disputas eliminatórias, Lucas Verthein esteve presente na terceira bateria. Por lá, o brasileiro ficou em terceiro lugar entre quatro competidores, e avançou às quartas de final. Seu tempo foi de 7min13s43, cerca de treze segundos atrás do líder Simon Van Dorp, da Holanda. O uruguaio Bruno Cetraro Berriolo ficou em segundo com a marca de 7min09s65.
Em seguida, Verthein competiu na primeira série de quartas de final, ao lado de outros cinco atletas. No entanto, o brasileiro cruzou a linha de chegada na quarta colocação, com o tempo de 7min13s55. O tempo de corte para avançar na disputa foi do esloveno Filip-Matej Pfeifer, terceiro colocado com 7min09s80. Assim, Lucas Verthein irá disputar a Final C, que definirá a sua posição geral no evento.
De Lucerna, na Suíça, Lucas voltará para Varese, na Itália, onde treinará por mais duas semanas até a disputa da terceira etapa da Copa do Mundo, em Poznan, na Polônia, de 14 a 16 de junho. Depois disso, ainda terá mais uma semana de treinos na Itália até retornar ao Brasil. Mais duas semanas de treinos na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para, então, seguir em definitivo para um período de aclimatação na Itália visando os Jogos Olímpicos.
Outros brasileiros em Lucerna
Na disputa do Single Skiff feminino feminino, Beatriz Tavares Cardoso representou o Brasil. Por lá, ela ficou quinta colocação na fase eliminatória em sua bateria. A atleta completou os 2000m em 8min00s44, cerca de dezessete segundos atrás da terceira colocada Ieva Adomaviciute, da Lituânia.
Assim, precisou disputar uma prova de repescagem para seguir na competição. No entanto, Beatriz Tavares voltou a ficar na quinta posição e não conseguiu seguir adiante na categoria. Seu tempo na repescagem foi de 8min05s30, quase oito segundos atrás da terceira colocada.
Por fim, Claudia Sabino foi às águas suíças para a disputa da categoria Single Skiff PR1, de remo paralímpico. A brasileira ficou na quarta colocação de sua bateria eliminatória com o tempo de 11min37s96, mais de um minuto atrás da líder da prova. No entanto, Claudia ainda disputa a repescagem para a Final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK