Siga o OTD

Remo

Beatriz Cardoso vence sua bateria e vai à final do Pré-Olímpico

Na prova de Single Skiff feminina, a remadora brasileira terminou com o tempo de 7min57s03 e garantiu seu lugar na decisão do torneio

Beatriz Cardoso em ação em uma prova de remo (William Lucas/COB)
(William Lucas/COB)

Final garantida! No primeiro dia de disputa do Pré-Olímpico das Américas de remo, no Rio de Janeiro, a brasileira Beatriz Cardoso superou sua bateria classificatória no Single Skiff e avançou diretamente para a decisão do torneio. Entre os homens, o carioca Lucas Verthein, presente nos Jogos de Tóquio-2020, se classificou para a fase de semifinal.

Na prova que abriu a competição na Lagoa Rodrigo de Freitas, Beatriz finalizou no primeiro lugar da sua chave, ao terminar com o tempo de 7min57s03. Logo depois, a paraguaia Alejandra Alonso fechou na marca de 8min03s44, ficou na segunda colocação e também se classificou para a final. Por outro lado, a cubana Yariulvis García (8min08s77), a uruguaia Nicole Yarzón (8min23s29) e a venezuelana Kimberlin Uzcategui (8min23s83) terão que competir na fase de repescagem.

Lucas Verthein passa para a semifinal no masculino

Já na disputa masculina do Single Skiff no Pré-Olímpico, Lucas Verthein também se saiu vitorioso em sua bateria. Com o tempo de 7min20s85, ele superou outros cinco adversários e seguiu adiante para a semifinal do torneio, ao lado do mexicano Juan José Rodríguez (7min26s00). Além disso, o carioca retornará às águas já nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, para competir na próxima fase da competição. Beatriz Cardoso, por sua vez, voltará apenas no próximo sábado (16), às 9h40.

“Fiz uma boa largada, bem leve, bem solto, até para tirar um pouco do nervosismo de uma prova grande, internacionalmente falando. Está valendo vaga para Paris e, se Deus quiser, vai dar tudo certo. Remei muito bem no miolo, meio de prova, e vim controlando na segunda parte, quando o vento aumentou. Dentro do possível, transcorreu tudo bem. Espero seguir assim na semifinal e na final, na defesa do título do Pré-Olímpico e também do Pan-Americano”, disse Verthein.

Entre as mulheres, outro barco brasileiro também se garantiu na decisão do Pré-Olímpico. Na prova de Double Skiff Peso Leve, Antônia Abreu Motta e Isabelle Falck finalizaram em quarto lugar na bateria, atingindo a marca de 7min35s75. Como todas as competidoras da chave previamente iriam avançar à final, elas conseguiram a vaga para a etapa que ocorrerá no sábado (16), às 10h. Por outro lado, no masculino, Evaldo Morais e Piedro Tuchtenhagen ficaram em segundo lugar na bateria e terão que disputar a repescagem. Eles acabaram o percurso no tempo de 6min39s09 e ficaram atrás dos argentinos Alejandro Colomino e Pedro Dickson (6min37s98).

*Com informações da SMG – Assessoria de Imprensa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Remo