Neste domingo (3) começa o Campeonato Mundial de Remo em Belgrado, na Sérvia. Em suma, Lucas Verthein, principal nome do país na modalidade, tentará a vitória na competição e a vaga olímpica para Paris 2024. Será sua primeira chance que o brasileiro tem de carimbar o passaporte na prova do Single Skiff. Além disso, o campeonato terá duração até o próximo domingo, dia 10.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Único representante do Brasil no Remo nos Jogos de Tóquio, quando conquistou o melhor resultado do país em toda história olímpica (o 12º lugar), Lucas espera repetir a dose e escrever o nome Paris junto ao símbolo dos anéis olímpicos já tatuado no corpo. Então, o remador precisa terminar a competição entre os nove melhores para conquistar a vaga antecipada. Caso não ocorra, terá uma segunda oportunidade de classificação em março, no Pré-Olímpico do Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Assim, seu local de treinamento será palco onde todos os países da América Latina lutarão por cinco vagas no Single Skiff masculino.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“O objetivo agora é remar bem, dar o meu melhor, fazer uma boa primeira prova. E o principal é saber que estou num nível bem competitivo e que tudo é possível. Sonho muito em conquistar essa vaga. Não só conquistar, mas também fazer o melhor campeonato possível. Só tenho a agradecer por tudo que consegui viver até aqui, com tanto aprendizado e todo lastro de competições. Poder ter participado de duas das três etapas da Copa do Mundo aqui na Europa foi fundamental”, esclareceu Lucas.
Como será o Mundial
O Mundial que Lucas busca a vaga terá suas disputas no Lago Sava, no coração de Belgrado. Portanto, coroará campeões em 14 classes de barcos olímpicos, sendo sete para homens e sete para mulheres. Ademais, o lago tem três quilômetros de comprimento e cada regata no remo ocorre em uma distância de 2 km. As eliminatórias do Single Skiff já começam neste domingo.
Dessa forma, com um total de 48 países inscritos, as eliminatórias dividem-se em oito baterias de seis atletas, com os dois primeiros de cada uma avançando diretamente às quartas de final. Os demais ainda seguirão para uma repescagem na terça-feira. Neste sábado teve o sorteio dos chaveamentos, com Lucas Verthein na raia 4 da segunda bateria. O grande favorito, o alemão Oliver Zeidler, atual campeão mundial e vencedor das três etapas da Copa do Mundo deste ano está na bateria 3.
Por fim, quem quiser acompanhar a competição, basta acessar o site Campeonato, entrar na torcida e ficar de olho no desempenho de Lucas e seus adversários. Anteriormente, na última etapa da Copa do Mundo que disputou este ano, em Varese (ITA), Lucas fez seu melhor tempo na carreira (06’48”75) e terminou no Top 10, com o oitavo lugar geral.
*Com informações da SMG (Assessoria de Imprensa).