8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil classifica dez barcos no remo para o Pan de Santiago

Com direito a três medalhas, remo brasileiro garante dez vagas para Santiago-2023 no Pré-Pan

Lucas Verthein enquanto compete no remo em Santiago 2023
(Foto: Divulgação/CBR)

O remo brasileiro classificou dez barcos para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. O país levou 11 embarcações para o Pré-Pan de remo, encerrado nesta quarta-feira (19), em San Pedro de la Paz, no Chile, e só não conseguiu vaga com uma. Lucas Verthein e Beatriz Tavares, no single skiff, e o skiff quádruplo feminino conquistaram medalhas na competição qualificatória.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Único representante do remo brasileiro na Olimpíada de Tóquio, Lucas Verthein classificou o Brasil no single skiff masculino com a conquista da medalha de prata no Pré-Pan. Ele liderou praticamente toda a final A, mas foi ultrapassado nos metros finais pelo estadunidense James Plihal. O mexicano Juan José Flores levou o bronze.
+ CBDA anuncia que não levará equipes de polo aquático ao Mundial de Fukuoka
+ Luisa Stefani e Gaby Dabrowski avançam em Stuttgart

+ Brasileiros avançam na Copa do Mundo de tiro com arco
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Hoje, fiz uma estratégia muito bem pensada, em ter um meio de prova muito forte para tentar desgarrar do grupo o máximo possível e sustentar no final. Infelizmente, não foi meu dia. O americano foi melhor, forçou bastante e me passou faltando exatamente cem metros, onde meu corpo intoxicou demasiadamente e ele teve uma chegada como se estivesse largando. Fica aí a vontade de treinar ainda mais e competir nas próximas regatas preparatórias para o Pan”, relatou Lucas.

Demais vagas

Beatriz Tavares enquanto no skiff quádruplo feminino
Skiff quádruplo feminino conquistou a medalha de bronze (Foto: Divulgação/CBR)

Quem também subiu no pódio foi Beatriz Tavares. Ela levou o bronze no single skiff, ficando atrás da estadunidense Grace Joyce e da chilena Antonia Abraham. A carioca ainda integrou o four skiff feminino, ao lado de Chloé Delazari, Natali Barbosa e Fernanda Nunes, que também conquistou o bronze. O Chile levou o ouro, enquanto os Estados Unidos ficou com o bronze.

Além dos três barcos medalhistas, o Brasil garantiu outras sete vagas no remo para os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. Entre os homens, se classificaram o skiff duplo, o skiff duplo peso leve e o dois sem. Entre as mulheres, garantiram vaga o skiff duplo, o skiff duplo peso leve, o quatro sem e o dois sem.

O único barco brasileiro que não conseguiu se classificar para Santiago-2023 foi o quatro sem masculino, que venceu a final B e terminou em sétimo lugar no geral – apenas os cinco melhores se classificaram. O Brasil não se inscreveu para o skiff quádruplo masculino. O programa do Pan também conta com a disputa do oito com timoneiro misto.

Os países que mais conquistaram vagas no Pré-Pan de remo foram Argentina e Estados Unidos, que garantiram barcos em todas as 13 provas do evento. O Chile é o país anfitrião e, por isso, também terá representantes em todas as disputas. Os Jogos Pan-Americanos Santiago-2023 acontecerão de 20 de outubro a 05 de novembro.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Santiago 2023