O Brasil fez uma grande estreia no Campeonato Mundial de Remo, em Racice, na República Tcheca, nesta segunda-feira (19). A dupla Diana Barcelos/Valdeni Junior venceu a bateria preliminar do double skiff misto PR3 paralímpico), com quatro segundos de segundos de vantagem sobre os segundos colocados, e se colocou em boa posição para afinal, que acontecerá na sexta-feira (23).
+ Rayssa Leal e Luizinho vencem STU National de Recife
Diana e Valdeni venceram a bateria de ponta a ponta. Eles assumiram a liderança logo no início e passaram a ditar o ritmo da prova, controlando a vantagem até o fim. Eles venceram com o tempo de 07min33s39, quatro segundos mais rápidos do que os ucranianos Dariia Kotyk/Stanislav Samoliuk, que ficaram em segundo lugar. A dupla francesa Elur Alberdi/Laurent Cadot ficou em terceiro, com 07min40s91.
Vale destacar que apenas seis barcos foram inscritos para o double skiff misto PR3 neste Mundial e, por isso, todos eles avançaram à final A, que acontecerá na sexta-feira, às 09h12, no horário de Brasília. Esta prova não foi disputada em Tóquio-2020, mas fará sua estreia no programa paralímpico nos Jogos de Paris-2024.
A dupla brasileira é uma mescla entre experiência e renovação. Carioca e atleta do Flamengo, Diana é bicampeã munidal da categoria, enquanto Junior, catarinense que defende o Martinelli, faz sua estreia em Mundiais. Juntos, os dois conquistaram a medalha de ouro nesta prova no Sul-Americano de remo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil no Mundial
Além de Diana e Valdeni, o Brasil conta com outros seis atletas neste Mundial de remo. Luana Fagundes e Isadora Greve são as únicas do convencional. Elas competirão no dois sem peso leve. Já entre os paralímpicos, a delegação brasileira é composta por: Claudia Santos (single skiff PR1); o medalhista em Tóquio-2020, Renê Pereira (single skiff PR1); e Josiane Lima e Leandro Sagaz (double skiff misto PR2).