Com todos os eventos paralisado por conta da pandemia do coronavírus, a World Rowing, federação que comanda o remo no planeta, divulgou o calendário atualizado para a próxima temporada. Sendo assim, as seletivas olímpicas para Tóquio 2020 já têm datas marcadas.
Principal evento para modalidade, o Mundial de 2021 será dois meses após a realização dos Jogos Olímpicos. Dessa forma, a competição foi confirmada para entre os dias 17 a 24 de outubro, em Shangai, na China.
+Abertura à diversidade no esporte: a luta do Unicorns Brazil
Para o primeiro semestre, os eventos do remo de maior destaque serão os qualificatórios para os Jogos de Tóquio. Segundo o calendário, o olímpico final será disputado entre os dias 16 e 18 de maio em Lucerne, na Suíça, enquanto os atletas paralímpicos terão a última chance de classificação uma semana antes, entre os dias 7 a 9 de maio, em Gavirate, na Itália.
No comunicado, a World Rowing destaca ainda que as seletivas olímpicas continentais do remo nas Américas e Ásia/Oceânia ainda não possuem datas confirmadas, o que deve acontecer em pouco tempo.
Vale lembrar que a Olimpíada de Tóquio acontecerá entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, enquanto a Paralimpíada é prevista para 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Até o momento, o Brasil não possui classificados no remo para a Olimpíada, porém possui duas vagas para a Paralímpiadas. As vagas foram conquistadas no Mundial do ano passado por Josiane Lima e Michel Pessanha no Double Skiff Misto PR2 (PR2 Mix2x) e com Renê Pereira no Single Skiff Masculino PR1 (PR1 M1x).
As outras competições de destaque no calendário são os Campeonatos Mundiais de Remo Sub-23 e Júnior, que acontecem, respectivamente, em julho na República Tcheca e agosto na Bulgária. O calendário destrincha ainda três etapas da Copa do Mundo: Zagreb, na Croácia, em abril, Lucerne, na Suíça, em maio e Sabaudia, na Itália, em junho.