Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Federação Internacional de Remo (FISA) decidiu transformar o Campeonato Mundial Indoor da modalidade (WRICH) de 2021 em uma competição virtual realizada ao vivo. As finais ocorrerão em fevereiro de 2021.
O Mundial desse ano ocorreu no início de fevereiro, antes da pandemia estourar na Europa e no mundo.
“ A FISA busca realizar um Campeonato Mundial de Remo Indoor virtual acessível a todos os competidores ao redor do mundo”, disse o Presidente da FISA Jean-Christophe Rolland.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Os detalhes ainda serão determinados no futuro, mas a intenção da FISA é organizar a competição em várias rodadas. A primeira delas seria aberta a qualquer acesso a uma máquina Concept2, utilizada nas competições de remo indoor.
A plataforma permitirá a FISA a promovera modalidade além dos atletas de elite. Alguns detalhes, como regras, categorias de competição, critérios de classificação, dentre outros, ainda estão sendo observados.
Remo Indoor em alta
Como muitos governos ao redor do mundo vêm utilizando o isolamento social como estratégia para tentar frear a propagação do coronavírus, muitas pessoas em casa começaram a buscar alternativas para continuar se exercitando e manter a forma. Os afortunados que possuem uma máquina de remo indoor em casa, passaram a utiliza-lo como solução.
Para que se tenha ideia, o World Erg Challenge, uma das principais competições do remo indoor, registrou nesse ano um número recorde de participantes: 8.843 inscritos. Os remadores também quebraram o recorde de distância remada virtualmente, ultrapassando as barreira de 1 bilhão de metros.
E o remo tradicional?
Enquanto isso, os remadores seguem distantes das águas por conta do coronavírus. Em abril, a FISA divulgou adiamentos e cancelamentos de uma série de competições, entre elas o Campeonato Mundial adulto de 2020.
Segundo o comunicado, o Mundial de remo, que aconteceria originalmente em agosto, em Bled, na Eslovênia, será cancelado e não terá uma nova data de disputa.