A Copa Rio de Remo Master inicia o calendário 2020 da federação do Rio de Janeiro neste sábado (15). A competição conta com seis clubes cariocas – Botafogo, Clube de Remo Rio de Janeiro, Flamengo, Guanabara, Piraquê e Vasco da Gama –, um de Porto Alegre – Grêmio Náutico União –, um clube de Miguel Pereira e mais um da Itália – Circolo Canottieri Roma.
A regata, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, será preparatória para os Jogos Pan Americanos Master 2020, que acontecerão no período de 9 a 13 de setembro, na raia olímpica do Rio de Janeiro.
A competição começa às 13h no Estádio de Remo da Lagoa. A expectativa é de reunir mais de 200 remadores federados e não federados, com idades entre 27 e 85 anos.
Um dos destaques é Manoel de Carvalho, de 85 anos, o remador mais velho em atividade no Estado do Rio de Janeiro, que coleciona medalhas de ouro e estará em duas provas de Double Skiff.
O objetivo principal da Copa Rio de Remo Master é possibilitar que os remadores desta categoria tenham mais oportunidades de competir em provas de alto nível, em um maior número de vezes durante o ano.
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Até então, os masters tinham apenas duas provas em cada etapa do Campeonato Estadual e oito provas no Troféu Paquetá. Para criar um intercâmbio entre os atletas, a competição foi aberta para outros estados e países.
“Essa primeira regata é o início de uma grande jornada de competições que terão a participação da FRERJ, ao longo de 2020. No ano passado, tivemos vários eventos importantes, entre eles, organizamos pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Barcos Longos”, conta Paulo Carvalho, presidente da Federação de Remo do Rio de Janeiro (FRERJ).