O Comitê Olímpico do Brasil (COB) começou a divulgar os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico. Entre a quinta-feira (28) e esta sexta-feira (29), a entidade anunciou os atletas que levarão os troféus na categoria Melhor da Modalidade. Gabi, da Seleção Feminina de Vôlei, Beatriz Souza, do judô, e Caio Bonfim, da marcha atlética, estão entre os vencedores.
Esportes coletivos
Gabi vai receber o prêmio pela terceira vez seguida. A capitã do Brasil foi grande protagonista do vôlei feminino no ciclo olímpico encerrado em Paris. A ponteira ganhou o Prêmio Brasil Olímpico em 2022, 2023 e agora em 2024. Nos Jogos Olímpicos de 2024, foi a terceira maior pontuadora do torneio, ajudando o país a conquistar a medalha de bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Marcelinho Huertas foi o escolhido como melhor do ano no basquete. O armador de 41 anos foi decisivo para a classificação no Pré-Olímpico e jogar sua terceira edição de Jogos Olímpicos. Na temporada, ele se tornou o maior assistente da história do Campeonato Espanhol, tido como segundo mais forte campeonato nacional do basquete masculino mundial.
Estrela internacional do handebol feminino brasileiro, Bruna de Paula liderou a seleção brasileira que disputou os Jogos de Paris. Na temporada, ela ajudou o Gyori, da Hungria, a vencer a Champions League. Agora, fatura o tetra consecutivo no PBO.
- Basquete 3×3 – Luana Batista
- Basquete 5×5 – Marcelinho Huertas
- Futebol – Lorena
- Handebol – Bruna de Paula
- Hóquei Sobre a Grama – Lucas Varela
- Polo Aquático – Gabriel Sojo
- Rugby Sevens – Thalia Costa
- Vôlei – Gabi Guimarães
Esportes individuais
Caio Bonfim foi o vencedor no atletismo. Ele fez uma temporada histórica, na qual não só ganhou a primeira medalha olímpica do Brasil da marcha, assim como também bateu mais uma vez o recorde brasileiro. Ele ainda ficou perto de conseguir levar o país ao título do Mundial de Revezamento da Marcha. É a segunda vez seguida que Caio vence no atletismo, a terceira no total, já que também levou em 2017, quando ganhou ainda o Atleta da Torcida.
Na ginástica artística, obviamente Rebeca Andrade vai levar o troféu. Em 2024, a ginasta conquistou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024, incluindo um ouro no solo. Agora ela é tetracampeã consecutiva (2021, 2022, 2023 e 2024) do Prêmio Brasil Olímpico.
Primeira medalha de ouro do Brasil em Paris, Bia Souza é a escolhida pelo segundo ano consecutivo no judô. Ela fez uma campanha histórica nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Além do título no peso pesado, a judoca também faturou o bronze por equipes mistas.
- Atletismo – Caio Bonfim
- Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
- Boxe – Beatriz Ferreira
- Canoagem Slalom – Ana Sátila
- Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
- Ginástica Artística – Rebeca Andrade
- Ginástica Rítmica – Barbara Domingos
- Ginástica de Trampolim – Ryan Dutra
- Judô – Beatriz Souza
- Levantamento de Peso – Laura Amaro
- Nado Artístico – Marina Postal e Eduarda Mattos
- Natação – Guilherme Costa
- Saltos Ornamentais – Ingrid Oliveira
- Skate – Rayssa Leal
- Surfe – Tatiana Weston-Webb
- Taekwondo – Edival Pontes
- Tênis – Beatriz Haddad Maia
- Triatlo – Miguel Hidalgo
- Tênis de Mesa – Hugo Calderano
- Tiro com Arco – Marcus Vinícius D’Almeida
- Vôlei de Praia – Duda Lisboa e Ana Patrícia
*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)