O Prêmio Brasil Olímpico trouxe uma série de novidades para 2023. Uma delas foi a mudança de nome da principal premiação do evento, a de Melhor Atleta do Ano, que passou a se chamar “Troféu Rei Pelé”, e, homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, que faleceu no ano passado. A decisão gerou muita contestação entre os torcedores brasileiros, uma vez que Pelé jamais disputou os Jogos Olímpicos. Durante a cerimônia do PBO 2023 nesta sexta-feira (15), Edinho, filho do Rei, saiu em defesa do pai sobre os questionamentos sobre o assunto.
“Infelizmente, eu ouvi alguns comentários de ‘ah, o Pelé nunca disputou um evento olímpico’. De fato, ele se profissionalizou muito jovem e na época dele isso era proibido para participar dos Jogos. Isso jamais vai desassociar o Pelé do esporte brasileiro e tudo que ele representa para os quatro cantos do mundo. É o nosso maior representante esportivo e é muito justa essa homenagem”, falou Edinho pouco antes do início da cerimônia na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Pelé é um dos principais esportistas de todos os tempos, apesar de nunca ter disputado os Jogos Olímpicos – o maior evento esportivo do planeta. Assim como citou Edinho, o Rei jamais participou de Olimpíadas porque, quando era atleta, o Comitê Olímpico Internacional (COI) só permitia a participação de atletas amadores na competição – medida que só foi mudada em 1984, sete anos depois da aposentadoria do ídolo – e Pelé recebia um aporte financeiro desde o início da carreira.
Mantendo o legado de Pelé
Eterno camisa 10 do Santos, Pelé foi campeão de três Copas do Mundo de futebol (1958, 1962 e 1970) e deixou um legado muito forte não só na modalidade, mas no esporte mundial. Seu filho Edinho valorizou a homenagem do Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico, ressaltando que esta foi a mais especial entre as que já participou desde o falecimento do pai.
“É um motivo de muito orgulho para minha família. Nós estamos indo a alguns dias para completar um ano que nosso rei nos deixou. Tenho participado de algumas homenagens para ele, que são importantes e lindas, mas acho que essa é a mais incrível até hoje. Porque nós estamos falando do esporte e ele foi o maior esportista que o nosso país já produziu”, falou.
“Hoje, no nosso dicionário, Pelé descreve aquele que é o melhor no que faz. Então, é muito digna essa homenagem. Pelo fato de ser uma homenagem que acontecerá todo ano, é uma forma linda e maravilhosa de perpetuar esse legado cada vez mais. É motivo de muito orgulho e gratidão poder estar aqui representando a minha família, em nome do meu pai”, completou.