O Brasil conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Pan-Americano sub-19 de polo aquático feminino. A equipe fez uma campanha de seis vitórias em sete jogos e derrotou a Argentina por 15 a 9 na final, realizada neste domingo (27), em El Salvador. A seleção masculina derrotou a Colômbia e conquistou a medalha de bronze na competição.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Antes da final, o Brasil passou por Canadá (17 a 15), Chile (23 a 7), Argentina (14 a 11), México (15 a 7) e Colômbia (19 a 11). A única derrota da equipe veio diante dos Estados Unidos por 12 a 11, ainda na segunda rodada da fase inicial. Já na final, o Brasil reencontrou a Argentina e ganhou mais uma vez, dessa vez de forma dominante, com placar de 15 a 9.
Letícia Lorieto foi eleita a melhor jogadora do Pan-Americano sub-19 de polo aquático. Stefany Azevedo foi a artilheira da seleção brasileira na competição, com 23 gols marcados. Ela ficou em quinto lugar na classificação geral, que teve a colombiana Salomé Agudelo como líder, com 29 gols. Ainda pelo lado brasileiro, Ana Carolina fez 13 gols, enquanto Letícia marcou 12.
Rapazes são bronze
Já na disputa masculina, o Brasil terminou com a medalha de bronze. A equipe venceu a Colômbia (24 a 12) e o México (35 a 3) e perdeu para o Canadá nos shootouts após empate no tempo normal (16 a 16) na fase de grupos. A seleção derrotou o Uruguai (28 a 5) nas quartas e perdeu para os Estados Unidos (16 a 15) na semifinal. Pelo bronze, derrotou a Colômbia outra vez (30 a 9).
Ao todo, a seleção brasileira sub-19 anotou 148 gols em seis jogos disputados. A equipe teve os três principais artilheiros da competição. Lucas Wulfhorst foi o grande craque do campeonato, com 37 gols marcados, sendo seguido por Artur Diaz, com 27, e por Henrico Martins, com 20. O quarto colocado da artilharia foi o estadunidense Boden Brinkema, com 9 gols.