Assim como aconteceu com o time feminino, o Brasil perdeu na estreia do torneio masculino de polo aquático no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar. A equipe comandada por Barbaro Diaz foi superada pela França por 16 a 11. Rafael Vergara foi o artilheiro da partida, com seis gols.
+ Tabela do polo aquático masculino no Mundial de Doha
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
A França teve a liderança do placar desde o início do jogo e chegou a abrir 3 a 0 no primeiro período. O Brasil diminuiu a diferença para um gol em três oportunidades no primeiro segundo quarto e chegou perto de empatar, mas não obteve sucesso. A França voltou a abrir e deslanchou no segundo tempo.
Rafael Vergara marcou mais da metade dos gols brasileiros, anotando seis. Grummy anotou três tentos, enquanto Beto Freitas e Luis Ricardo anotaram um cada. Pelo lado europeu, Romain Marion-Venoux e Ugo Crousillat marcaram quatro gols cada. Outros cinco jogadores franceses marcaram gols na partida.
Situação no Mundial
Com a derrota, o Brasil sai atrás no grupo B do Mundial. A chave ainda conta com China e Grécia. O torneio de polo aquático masculino conta com 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro, em que as três melhores de cada chave avançam de fase. Há quatro vagas olímpicas para Paris-2024 em jogo.
Das 16 equipes participantes, oito já têm vaga assegurada os Jogos Olímpicos: África do Sul, Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria e Japão. Portanto, o Brasil compete contra sete países pela classificação: Cazaquistão, China, Croácia, Itália, Montenegro, Romênia e Sérvia.
O próximo compromisso da seleção brasileira de polo aquático masculino no Mundial de Doha será contra a Grécia, na quarta-feira (07), às 04h30 (horário de Brasília). A equipe europeia estreou com goleada diante da China, em vitória por 24 a 6. Em seguida, o Brasil jogará contra a China, na sexta-feira (09), às 14h30.