O Brasil estreou com derrota no torneio de polo aquático feminino do Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Doha, no Catar, na madrugada deste domingo (04). O time comandado por Paulo Rogério perdeu para o Cazaquistão nos pênaltis, depois de empate em tempo normal em 10 a 10. Apesar do revés, a seleção brasileira somou um ponto na competição.
+ Tabela do polo aquático feminino no Mundial de Doha
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
Contando com um elenco jovem, com média de idade de 21,4 anos, o Brasil começou melhor contra o Cazaquistão. Mirella Coutinho abriu o placar logo no primeiro minuto e deu início a uma liderança brasileira que permaneceu até o fim do primeiro tempo, com vantagem de 4 a 3. No entanto, tudo mudou no terceiro período. O Cazaquistão marcou três gols seguidos e virou o duelo para 6 a 4.
O Brasil conseguiu o empate com dois gols de Jennifer Cavalcante, mas o Cazaquistão retomou a dianteira rapidamente. Após trocarem gols no final do terceiro período, a equipe asiática fechou a parcial com 8 a 7 de frente. No último quarto, Jennifer voltou a marcar duas vezes e o Brasil virou para 10 a 9. No último minuto, porém, o Cazaquistão empatou e forçou os pênaltis.
Já nas penalidades, cada equipe teve um erro nas cinco primeiras penalidades. Mirella, Rebecca, Maiah e Letícia marcaram os gols, enquanto Karen desperdiçou. Na sequência, Mirella voltou a marcar e Rebecca desperdiçou. O Cazaquistão converteu suas duas últimas cobranças e fechou o placar em 6 a 5, conquistando um triunfo muito importante.
Situação no Mundial
Com o resultado, a seleção brasileira de polo aquático feminino sai em desvantagem no Mundial de Doha. De acordo com as novas regras da World Aquatics, não há mais empates nas competições da modalidade. Quando o placar termina igualado, até mesmo nas fases preliminares, há disputas por pênaltis. Quem vence, ganha dois pontos. Quem perde, fica com um.
Assim, o Brasil somou um ponto no grupo A. O Mundial de Esportes Aquáticos conta com 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro, em que os três primeiros colocados avançam de fase. O próximo jogo do Brasil será contra os Estados Unidos, na terça-feira (06), às 14h30 (horário de Brasília). Depois, enfrentará a Holanda, na quinta-feira (08), às 10h.
O Mundial de Doha vale como classificatório olímpico para os Jogos de Paris-2024. É a última oportunidade para obter vaga no polo aquático. Na disputa feminina, são duas vagas em jogo. Oito equipes já estão classificadas e, portanto, o Brasil luta contra oito equipes por uma das duas vagas – o Cazaquistão é uma delas.