O Conselho de administração da PAB (Polo Aquático Brasil) aprovou o calendário de 2022 dos campeonatos da modalidade, apresentado pelo Comitê Técnico. Após eventos cancelados neste início de temporada, como o Pan-Americano sub-18 e a Copa UANA, as datas do polo aquático nacional e compromissos da seleção brasileiro estão definidos (veja abaixo).
Mesmo com as datas divulgadas, Alexandre Zwicker, presidente da PAB, alerta para possíveis mudanças por conta do cenário mundial. “É certo que a incerteza no calendário ainda é eminente. Pois órgãos internacionais ainda não definiram competições importantes do calendário internacional. Não foram decididas, o que pode afetar diretamente o calendário nacional.”
+ Fina engrossa boicote contra a Rússia e cancela torneios
Organização e pandemia
Ainda sobre o calendário do polo aquático no Brasil para a temporada 2022, Zwicker lembrou que “os campeonatos brasileiros CBIS fomentados pelo Comitê Brasileiro de Clubes exigem que o calendário esteja fixado com no mínimo 60 dias de antecedência para a compra de passagens e hotéis. Conforme termo de fomento formalizado, com isso a alteração do campeonato internacional com novas datas, conforme descrito, interferem diretamente no calendário nacional.”
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“A pandemia que assolou o mundo nos últimos dois anos trouxe reflexos diretos ao polo aquático nacional. Em uma época anterior a esse houve tamanha incerteza com calendários, protocolos e possibilidades de clubes participantes. A Liga PAB com todas essas dificuldades impostas pela pandemia, conseguimos realizar campeonatos, seguindo rígidos protocolos sanitários aos atletas, técnicos e staff”, finalizou Alexandre Zwicker.