A PAB (Polo Aquático Brasil) confirmou a realização do 1º Festival HaBaWaBa Brasil. Será na Arena da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA), em Bauru, interior de São Paulo. O evento foi marcado para os dias 9 e 13 de dezembro de 2020.
A HaBaWaBa tem como objetivo ensinar às crianças os verdadeiros valores éticos do esporte por meio de um torneio de polo aquático no qual a socialização e o respeito pelos oponentes são fatores predominantes.
+Natália: Tóquio, homenagem à Brait, Luizomar paizão e futuro
A reunião do Conselho Técnico da PAB aprovou então a chancela da competição, que contemplará, portanto, a categoria sub-13 misto. Além disso, poderão participar equipes de toda a América Latina e de outros continentes.
“A Liga PAB reconhece e chancela o HaBaWaBa Brasil como torneio oficial da modalidade de polo aquático na categoria sub13 misto, inserindo oficialmente no calendário nacional”, comentou Alexandre Zwicker, diretor de polo aquático da ABDA.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Além disso, na avaliação de Alessandro Checchinato, presidente da PAB, essa competição pode gerar frutos para a modalidade no futuro. “A Liga Brasileira de Polo Aquático sente-se honrada em ser parceira desta magnifica empreitada. O caráter educacional do esporte é inquestionável e desenvolve uma série de atributos como disciplina, confiança, liderança. E ensina diversos princípios como a tolerância, cooperação e respeito. Também ensina o valor do esforço, a ganhar, a perder, a trabalhar em equipe e compartilhar.
O que é HaBaWaBa
HaBaWaBa é uma sigla em inglês que significa “Happy Baby Water Ball”, palavras que representam, assim, a alegria de uma criança em praticar o “jogo com a bola na água”. O primeiro festival HaBaWaBa ocorreu na Itália em 2008 e, até agora, foram realizadas 12 edições no país. A ABDA participa do HaBaWaBa na Itália desde 2011, ano de fundação da associação.
Além da Itália, o Festival HaBaWaBa já foi realizado na Espanha, Grécia, América do Norte e Ásia. E agora, em 2020, chega ao Brasil.