No próximo dia 22 de março, terá início o Pré-Olímpico Mundial de polo aquático masculino, que será realizado em Roterdã, na Holanda. E nesta terça-feira, foram definidos os grupos da competição, com o Brasil caindo na chave A.
Ao lado da Seleção Brasileira no Pré-Olímpico Mundial estarão a Geórgia, o Canadá, Montenegro, a Grécia e a nação campeã do Pré-Olímpico asiático. No Grupo B, estão Croácia, Holanda, Rússia, Alemanha e o segundo colocado do torneio classificatório da Ásia.
#PoloAquático 🤽🏻♂️🇧🇷
— CBDA (@CBDAoficial) February 11, 2020
Definidos os grupos do Torneio Pré-Olímpico de Polo Aquático. Bora, Brasil! 🇧🇷🤽🏻♂️ pic.twitter.com/NdESop125C
No masculino, já estão classificados para Tóquio 2020: Japão (país sede), Itália e Espanha (campeã e vice do Mundial de Gwangju), Sérvia (campeã da Liga Mundial) e EUA (campeão do Pan). Em Lima 2019, a equipe masculina do Brasil ficou com o bronze.
Restam, assim, sete vagas: uma para Oceania, uma para Europa, uma para a Ásia e quatro do Pré-Olímpico Mundial, no qual o Brasil tentará a classificação.
+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
A equipe masculina brasileira esteve presente nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1934, Helsinque 1952, Roma 1960, Tóquio 1964, Cidade do México 1964 e Los Angeles de novo em 1984.
Na Rio 2016, o Brasil esteve pela primeira vez com suas duas seleções, por ser o país sede. A categoria feminina só entrou no programa olímpico em 2000 e jamais uma equipe sul-americana conseguiu a classificação, o que continuará por mais um ciclo olímpico, já que nenhuma delas conseguiu se quer participar do Pré-Olímpico Mundial.
No feminino, já estão classificados: Japão (país sede), Espanha (vice-campeã do Mundial de Gwangju), Estados Unidos (campeão do Mundial e da Liga Mundial) e Canadá (vice-campeão do Pan). Restam as vagas continentais e as três que serão disputadas no Pré-Olímpico Mundial na Itália, a partir de 8 de março.