O Brasil garantiu, na noite deste sábado (3), mais uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Desta vez, a vaga veio com a vitória da equipe masculina de Pólo Aquático sobre o Peru, por 23 a 6, no Centro Aquático de Trujillo. Além da vaga, a seleção brasileira obteve um lugar na final do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos.
O Brasil começou a partida se impondo aos peruanos. Primeiro colocado no Grupo B, a seleção brasileira chegou à semifinal com o intuito de ir adiante no Sul-Americano e garantir um lugar nos Jogos Pan-Americanos do ano que vem. Por isso, o Brasil não deu chances ao Peru e terminou o primeiro tempo vencendo por 12 a 2.
No segundo tempo não foi diferente. Com vantagem no placar, o Brasil apostou nos contra-ataques para surpreender os peruanos. A proposta deu certo e a seleção brasileira foi ampliando o placar terminando o terceiro quarto com 16 a 5 e o último quarto com 23 a 6.
“Nós treinamos mais do que o Peru, temos mais investimento, então era natural que a gente conseguisse essa vitória. Temos mais um ano em direção aos Jogos Pan-Americanos, com uma equipe jovem e que pode crescer muito até lá”, disse o artilheiro da noite, Bernardo “Bezão” Gomes.
“O Peru tem um time muito jovem, que se prepara para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem. Nós já temos um time um pouco mais experiente, com atletas olímpicos e isso faz diferença em uma partida de Sul-Americano. Conseguimos o nosso primeiro e mais importante objetivo e, agora, é jogar pelo título neste domingo”, falou o treinador André Avallone.
Com o resultado, o Brasil chega a mais uma edição de Jogos Pan-Americanos e enfrenta o vencedor de Argentina e Colômbia, neste domingo, às 21h (de Brasília), na final do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos.